Página inicial > Notícias > Trabalho de aluno da UFABC sintetiza peptídeo que combate a malária

Trabalho de aluno da UFABC sintetiza peptídeo que combate a malária

Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2011, 17h01
Um estudo de iniciação científica do aluno do bacharelado em Química da UFABC Marcelo Torres sintetizou em laboratório um peptídeo, que tem como uma de suas propriedades combater o agente causador da malária.  Torres promoveu testes em que rearranjou a ligação dos aminoácidos que constituem a molécula de angiotensina II e chegou a uma estrutura capaz de dizimar 81% dos plasmódios, protozoários que transmitem a doença.

O peptídeo sintetizado em laboratório é um análogo da angiotensina II, a qual já existe na corrente sanguínea humana em baixa quantidade, o que a impede de eliminar a malária naturalmente. "Nossa substância tem vantagens sobre outras formas de angiotensina II por não provocar hipertensão. O próximo passo é aumentar a efetividade do peptídeo no combate à doença ao ponto em que ele possa ser utilizado em vacinas preventivas ou em cápsulas que tratem a doença", afirmou Torres.

O trabalho de Torres foi premiado na XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Biologia e Biologia Molecular (SBBq) na categoria Peptídeos Biologicamente Ativos. Intitulada "Biological Effects of Lactam Bridge i-(i+4) Insertion in the Angiotensin II Molecule", a pesquisa contou com a colaboração da aluna de Doutorado Adriana Farias da Silva (UFABC - PPG Química) e dos Professores Margareth Lara Capurro (USP), Antonio de Miranda (UNIFESP) e Vani X. Oliveira Jr. (UFABC).

10/05/2011