Página inicial > Notícias > UFABC está entre as melhores do Brasil em ranking internacional que avalia universidades mais jovens do mundo

Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 17h56

A Universidade Federal do ABC permanece entre as melhores universidades do mundo com menos de 50 anos de existência, é o que aponta a mais recente edição do conceituado Ranking Times Higher Education Young University, publicado nesta quarta-feira, 23 de junho, com 475 instituições ranqueadas - 61 a mais que em 2020.

Em relação ao ano passado, entre as brasileiras, a Universidade permanece em primeiro lugar em percepção internacional e subiu posições na classificação geral, ocupando o 2º lugar entre as 12 universidades do Brasil participantes. Entre as federais analisadas, a UFABC aparece como a mais bem posicionada. O indicador de maior destaque da UFABC foi em percepção internacional, composto pela proporção de estudantes, docentes e colaborações internacionais.

No quadro geral, a UFABC está classificada na faixa das 300-350 mais bem avaliadas do mundo. De acordo com o coordenador da Assessoria de Relações Internacionais da Universidade, Dalmo Mandelli, “o resultado é extremamente positivo, reflete o trabalho de excelência que desenvolvemos na instituição e é motivo de muito orgulho para a UFABC que, neste 2021, completa seus 15 anos de atividades.“

A metodologia do ranking utiliza os mesmos 13 indicadores de performance utilizados no THE World University Ranking. No entanto, as ponderações são calibradas no Young University Ranking com o objetivo de refletir as missões das universidades jovens, dando menos ênfase às pesquisas de reputação e mais ênfase a fatores como produtividade em pesquisa, proporção de alunos por funcionários, renda institucional e ensino em nível de doutorado.

Os indicadores medem o desempenho das Instituições nas áreas do ensino, pesquisa, citações, receita de indústrias e percepção internacional, por meio de informações submetidas pelas próprias universidades e também extraídas de fontes externas, como do banco de dados Scopus da Elsevier, referentes ao ano de 2019.

Acesse o ranking completo: THE Young University Rankings 2021.

The Federal University of ABC remains among the best universities in the world that are 50 years old or younger, according to the latest edition of the prestigious Ranking of Times Higher Education Young University, published today, June 23, 2021, with 475 ranked institutions, 61 more than in 2020.

Compared to last year, the University stabilized in first place in international outlook among the Brazilians, and rose positions in the general classification, occupying the 2nd place among the 12 participating universities in Brazil. Among the federal institutions analyzed, UFABC appears as the best. The most prominent indicator of UFABC was the international outlook, composed by the proportion of international students, staff and collaboration.

Overall, the UFABC is ranked among the top 300-350 rated in the world. According to the Head of the University's International Affairs Office, Dalmo Mandelli, “the result is extremely positive, and reflects the work of excellence we have developed at the institution and a source of great pride for UFABC, which, in 2021, celebrates 15 years of activities” .

The ranking methodology uses the same 13 performance indicators used in THE World University Ranking. However, the indicators are carefully calibrated in the Young University Ranking to reflect the profile of missions of young universities, putting less emphasis on reputation survey and more emphasis on measures such as research productivity, student-to-employee ratio, institutional income, and teaching in doctoral level.
The indicators measure the performance of institutions in the areas of teaching, research, citations, industry income and international outlook, through information submitted by the institutions themselves and extracted from external sources, such as Scopus database of Elsevier, for the year 2019.

In this ranking, only 12 Brazilian universities were classified, as they fit the criterion of being founded less than 50 years ago. In THE World Ranking, for example, in which there is no age criterion for higher education institutions, 52 Brazilian universities were ranked.

Access the ranking: THE Young University Rankings 2021.

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) e Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Universidade Federal do ABC (UFABC).