UFABC tem aprovação de projetos de pesquisa acima da média em edital do CNPq
Financiamento terá efeito positivo na formação de recursos humanos, prevê pró-reitor
A UFABC obteve a aprovação de 13 propostas de pesquisa em edital de Chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O número representa 27% dos pleitos de financiamento da Universidade, acima da média geral das demais instituições, que foi de 25%.
O resultado é preliminar. Falta ainda a fase da interposição de recursos para se tornar definitivo. Os projetos aprovados correspondem ao recebimento de cerca de R$ 2,35 milhões (R$ 2.345.733,53).
O impacto esperado é expressivo. Os recursos permitirão a aquisição de equipamentos, custeio de materiais e serviços, e concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica Industrial (ITI) e Apoio Técnico (AT), fortalecendo grupos emergentes e consolidados. A expectativa é ampliar a capacidade de formação de recursos humanos, potencializar a produção científica e tecnológica e promover maior inserção internacional da UFABC, além de contribuir diretamente para soluções inovadoras com impacto social, econômico e ambiental.
“Esse resultado é fruto, antes de tudo, do mérito e da dedicação de nossas pesquisadoras e pesquisadores, que têm demonstrado crescente maturidade científica e avançado em cooperações interinstitucionais, tanto no Brasil quanto no exterior”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa da UFABC, Wagner Carvalho.
“A qualidade das propostas submetidas reflete não apenas o esforço individual, mas também o ambiente institucional da UFABC, que oferece um parque de equipamentos robusto, diversificado e atualizado, além de apoio e incentivo institucional”, acrescentou.
As propostas contemplam áreas como morfologia, parasitologia, planejamento urbano e regional, administração, educação e ciências ambientais. “Esse conjunto evidencia a característica interdisciplinar da Universidade, que tem se destacado na captação de recursos em áreas estratégicas de grande impacto científico e social”, destacou Carvalho.
O prazo para os recursos termina no dia 8 de setembro, com previsão de divulgação do resultado final em 28 de outubro.
Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC
Redes Sociais