Página inicial > Comunicare > Grupo de neurociência cognitiva da música é destaque em eventos internacionais

Grupo de neurociência cognitiva da música é destaque em eventos internacionais

Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2022, 20h36

O NEUROMÚSICA UFABC – formado por um grupo interdisciplinar de pesquisadores dedicados ao estudo do comportamento musical pela perspectiva da neurociência cognitiva – participou, nos últimos dois meses, de diversos eventos internacionais.

Na Music & Eye-Tracking Conference, realizada pelo Max-Planck-Institut für empirische Ästhetik (Frankfurt) e no Musical Togetherness Symposium, da Universtität für Musik und darstellende Kunst (Viena), o grupo apresentou quatro trabalhos, que envolveram docentes e discentes de graduação e pós-graduação.

Na cidade alemã, a professora Patrícia Vanzella, coordenadora do NEUROMÚSICA, visitou o grupo Neurocognição da música e da linguagem, liderado pela professora Daniela Sammler, do Instituto Max Planck. Na carta-convite, a pesquisadora refere-se ao reconhecimento internacional do trabalho acadêmico sobre as bases neurobiológicas da percepção e produção musical, realizado na UFABC.

Em agosto, outros cinco trabalhos foram apresentados na conferência da Society for Music Perception and Cognition, em Portland (Estados Unidos).

NEUROMÚSICA UFABC

neuromsica corpo da notcia

Criado em 2015, o grupo de pesquisa NEUROMÚSICA UFABC objetiva divulgar o conhecimento e estimular a pesquisa na área da cognição musical, buscando melhorar o entendimento sobre a percepção, produção e reação emocional à música. É composto por uma equipe interdisciplinar de pesquisadores que atuam na área da neurociência cognitiva da música, e inclui atividades de ensino, pesquisa e extensão .

Desde o início, foram ofertados inúmeros projetos de extensão e disciplinas – como, por exemplo, os ‘Concertos Sinápticos’, as ‘Conversas Neuromusicais’, o curso de extensão ‘Introdução à Neurociência da Música’ e as oficinas ‘Experimente Música’, para crianças na primeira infância. O grupo desenvolve projetos de pesquisa em parceria com pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras, que resultam em publicações nos principais periódicos científicos internacionais na área.

O NEUROMÚSICA UFABC é o primeiro grupo, no Brasil, dedicado ao estudo do processamento musical do ponto de vista da neurociência cognitiva, e está no mapa produzido pela Society for Music Perception and Cognition como o único grupo da América Latina vinculado a um programa de pós-graduação em neurociência e cognição.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Registrado em: Comunicare online