Página inicial > Comunicare > Membros da comunidade acadêmica da UFABC são condecorados em eventos e premiações

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 13h51

Entidades estudantis, discentes e docentes da UFABC tiveram destaque em diversos eventos realizados neste mês de setembro.

Challenger Electric Racing Team recebe Menção Honrosa no Salão do Veículo Elétrico Latino Americano

O professor Dr. Ugo Ibusuki e os discentes da UFABC, Bruno Bueno Furquim, Fabio da Silva Teixeira, Leonardo Taglione Tancredi, Rodrigo Viana Lima Araujo, Mateus Nobre de Brito, receberam Menção Honrosa no Salão do Veículo Elétrico Latino Americano que ocorreu em 03 de setembro de 2022, ao expor no Painel Acadêmico “C-MOVE VELATAM 2022” a tecnologia denominada “Modelagem e desenvolvimento do sistema de monitoramento e controle de Célula Combustível do PEM”, que é parte do projeto desenvolvido pela entidade estudantil profissional e empreendedora Challenger Electric Racing Team, apoiada pela Agência de Inovação da Universidade Federal do ABC, a InovaUFABC.

Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC ganha Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2022

Vanessa Ramos, Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, é uma das autoras da reportagem "Mortes, sequelas e trabalho exaustivo: o rastro da covid-19 em grandes frigoríficos", premiada em 1º lugar na categoria Imprensa no Prêmio Anamatra (Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho) de Direitos Humanos 2022.

A matéria foi produzida por Vanessa Ramos, Daniel Giovanaz e Renan Xavier. Os repórteres contaram histórias de vítimas de acidentes nos locais de trabalho, em decorrência do aumento de ritmo de produção durante a pandemia. E entrevistaram  familiares de mortos por covid-19 na indústria da carne.

Além de jornalista, Vanessa se especializou em Direitos Humanos, Diversidade e Violência pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e é mestre em Ciências Humanas e Sociais na mesma universidade, onde fez sua defesa em maio deste ano. Integra, ainda, o Grupo de Pesquisa em Segurança Pública, Violência e Justiça (SEVIJU), coordenado pela professora doutora Camila Caldeira Nunes Dias (UFABC), desde 2019.

A reportagem premiada traz dados atualizados sobre o setor da alimentação no Brasil e ressalta as campanhas promovidas pela Contac-CUT, CNTA Afins, Rel-Uita, federações e sindicatos em todo Brasil contra a precarização das condições de trabalho.

A premiação da Anamatra contou com 105 inscrições, 43 delas apenas na categoria mídia impressa. A reportagem especial premiada pode ser acessada aqui

Entidade estudantil Tamandutech é premiada em Salão de Robótica

No Salão de Robótica do Paraná, que ocorreu nos dias 02 e 03 de setembro, em Curitiba, a entidade estudantil Tamandutech, equipe de Robótica da UFABC, participou das competições de robôs, atividade com a participação de equipes de vários estados brasileiros, em categorias como: Guerra de robôs de até 1,350 Kg; Sumo de robôs Lego; Robôs seguidores de linha.

A entidade estudantil Tamandutech, equipe de Robótica da UFABC, foi premiada no Salão de Robótica em Curitiba, evento que ocorreu nos dias 02 e 03 de setembro.

A Tamandutech esteve presente nas categorias de Sumô Lego Pro, Mini Sumô e Combate FairyWeight, totalizando 9 robôs no campeonato.

A equipe teve o seguinte resultado:

Categoria Sumô Lego Pro:

1º lugar – Sacola 123