Página inicial > Comunicare > Perspectiva orçamentária foi tema de encontro aberto

Perspectiva orçamentária foi tema de encontro aberto

Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2022, 09h58

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional realizou no final de agosto no Campus Santo André a “Reunião Aberta sobre o orçamento da UFABC: O contexto crítico atual e os cenários de curto e médio prazos”. O encontrou discutiu com a comunidade universitária as condições atuais e perspectivas relacionadas com as condições financeiras da Universidade. O ponto central da apresentação foram os recorrentes cortes e bloqueios orçamentários e respectivos impactos no funcionamento e prestação de serviços da instituição.

Os dados foram expostos pela pró-reitora e pró-reitor adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, respectivamente, Carolina Stuchi e Leonel Sampaio. Eles mostraram o cronograma de elaboração, estrutura, evolução, distribuição e estratégias de execução do orçamento da UFABC. A parte final do evento foi aberta à palavra de representações de docentes, discentes, técnicos administrativos e público presente.

Uma das constatações foi a redução expressiva do montante destinado a investimento nos últimos cinco anos, quando o valor destinado a essa rubrica na Universidade caiu de R$ 28 milhões em 2017 para média anual em torno de R$ 4,4 milhões a partir de 2018. Outra preocupação destacada foi o bloqueio de 7,2% dos valores para custeio previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano, impondo à UFABC a redução no montante disponível de R$ 48,1 para R$ 44,3 milhões.

Para o custeio de 2023, o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional o projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) com diferença a menos de R$ 60 milhões para o valor aprovado no Conselho Universitário. A UFABC encaminhou a demanda de cerca R$ 105 milhões, mas o valor indicado ficou pouco acima de R$ 43 milhões. No caso de investimento, o pedido foi de R$ 211 milhões, mas o estabelecido não chega a R$ 3 milhões.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC

Registrado em: Comunicare online