Página inicial > Comunicare > Projeto de extensão incentiva a produção e iniciação científica na região de Heliópolis

Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2022, 17h31

Em 2020, a Universidade Federal do ABC (UFABC), representada pela Prof.ª Suze Piza e pelo Prof.º Paulo Cesar da Costa Neves começou a desenhar um projeto de extensão universitária em parceria com a União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS) para aproximar a Universidade da comunidade de Heliópolis. O resultado foi o projeto Produção e reprodução do conhecimento em Heliópolis: fortalecendo as bases de um Bairro Educador, cujas principais frentes de ação são: formação de educadoras e educadores e de lideranças comunitárias; produção e reprodução de memória; incentivo e intensificação da produção científica na comunidade; além de realização de atividades pontuais a partir das demandas do território.

Uma das atividades desenvolvidas na comunidade de Heliópolis é o Programa WASH, iniciativa de promoção da iniciação científica e de popularização da ciência para estudantes do ensino fundamental, com a participação de estudantes do ensino técnico, médio e de graduação – principalmente da rede pública, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No final de agosto de 2022, o programa WASH, em parceria com a União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Observatório de Olho na Quebrada, lançou a série Heliópolis tem ciência, um catálogo audiovisual, com 10 vídeos, disponível no canal do YouTube do WASH, que retrata parte da produção da iniciação científica de alunos da EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Jr. – Gonzaguinha, na Favela de Heliópolis, de estudantes da UFABC e da equipe da UNAS.

Os vídeos foram produzidos durante o I Encontro de Jovens Pesquisador@s de Heliópolis e IV Seminário do Projeto Jovens Pesquisador@s, durante o mês de novembro de 2021, e, agora, foram editados, resultando nesta série, com muita informação e temas diversos que passam pela Educação, Alfabetização, Círculo de leitura, Educação Integral, Iniciação Científica; trazem discussão sobre o impacto da pandemia na vida das diaristas, abordam a questão do descarte de resíduos, retratam os moradores de rua e a questão da mobilidade urbana.

Cada vídeo é resultado do trabalho de pesquisa de estudantes da EMEF Gonzaguinha, de equipes da UNAS e bolsistas do Projeto WASH da UFABC.

A série Heliópolis tem ciência está disponível no canal do YouTube do Projeto WASH.

Confira a playlist completa com todos os vídeos do projeto Heliópolis tem ciência:

Saiba mais sobre o projeto de extensão no site da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC): Produção e reprodução do conhecimento em Heliópolis: fortalecendo as bases de um Bairro Educador.

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC), com informações do programa WASH.

Registrado em: Comunicare online