Página inicial > Comunicare > UFABC recebe coordenadora do serviço de saúde mental do município de Santo André para conversa com gestoras(es) da Universidade

Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2022, 11h41

Nesta segunda-feira, 24 de outubro, gestoras(es) da UFABC que compõem o Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGRC) da Universidade participaram de conversa com a coordenadora do serviço de saúde mental do município de Santo André, a psicóloga Marines Santos de Oliveira.

Durante a reunião, Marines abordou, de forma ampla, sobre os principais desafios referentes ao tema da saúde mental nos tempos atuais, que, segundo ela, são mais agravados em uma sociedade permeada pela lógica do imediatismo e do sistema capitalista. Na ocasião, ela também apresentou dados sobre atendimentos realizados pelo Centro de Atenção Psicossocial do município de Santo André.

ufabc recebe coordenadora do servico de saude mental do municipio de santo andre para conversa com gestoras es da universidade thumb foto

Uma das questões trazidas pela psicóloga refere-se às taxas de suícidio no município. Diferente do que ainda se vê repercutir amplamente, Marines afirmou que campanhas como “setembro amarelo”, que acabam, muitas vezes, abordando o tema do suícidio de forma subjetiva, parecem gerar um efeito inverso ao esperado e refletem em um aumento no número de casos. Para a psicóloga, a comunicação sobre o assunto deve ser sempre o mais objetiva possível, de forma que a população receba sempre informações qualificadas, com dados da realidade e, principalmente, contatos de instituições e agentes que atuem com acolhimento profissionalizado, voltado às pessoas em sofrimento.

Ao final de sua apresentação, foi aberto espaço para perguntas e interação com as(os) gestoras(es) presentes. Marines agradeceu pela aproximação que a UFABC têm mantido com a Secretaria de Saúde de Santo André e reforçou a importância de as instituições públicas manterem agendas compartilhadas, no sentido de buscar ferramentas qualificadas de acolhimento das pessoas em sofrimento e, mais do que isso, buscarem caminhos para promoção de ações de inclusão e voltada ao bem estar coletivo.

A conversa entre o CGRC e a coordenadora do serviço de saúde mental do município de Santo André foi organizada pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (PROAP) da UFABC. Na universidade, a ProAP, por meio da área de Psicossocial, também é responsável por promover, dentre outras ações de acolhimento, o "Grupo de Escuta", que ocorre quinzenalmente e se constitui num "espaço permanente de expressão, reflexão, apoio, troca de experiências, sentimentos e saberes". Para saber mais sobre essa iniciativa, acesse: Grupo de Escuta - espaço permanente de expressão, diálogo e reflexão sobre a vida universitária.

Mais informações, acesse a página da Seção Psicossocial UFABC

Ramal de emergência UFABC

Desde 2017, a Universidade dispõe de um número de emergência para receber alertas de ocorrências dentro da instituição e em áreas limítrofes. O ramal 7007 (com o prefixo 3356 para ligações externas) recebe chamadas em regime 24 horas, para casos que vão desde pessoas com mal estar até qualquer episódio de acidente ou incêndio.

Ramal de emergência: 7007 - Telefone: 3356-7007.

Serviços de Saúde Mental em Santo André e em São Bernardo

São Bernardo do Campo

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em São Bernardo do Campo

Santo André

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

CAPS AD (Álcool e Outras Drogas) - Rua Venezuela, n° 91/101, Centro.

CAPS II INFANTOJUVENIL - Rua David Campista, n° 220, Vila Guiomar.

CAPS III JARDIM - Rua Padre Manoel da Nobrega, n° 123, Jardim.

CAPS III PRAÇA CHILE - Parque das Nações, n° 140, Praça Chile.

CAPS III VILA VITÓRIA - Rua correia sampaio, 1, Vila Vitória.

Centro de Atenção Psicossocial - Prefeitura Municipal de Santo André - Telefone: (11) 4437-2325.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - Universidade Federal do ABC

Registrado em: Comunicare online