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A utilização de plataformas digitais no ensino de ciências

Publicado: Terça, 30 de Setembro de 2025, 18h00

claudio perfilClaudio Wagner Locatelli, egresso do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela UFABC, pesquisou, durante o doutorado, acerca do uso de plataformas digitais no ensino de ciências, nos anos iniciais do ensino fundamental.

Um de seus objetivos era analisar o processo de mobilização de saberes pelos professores unidocentes no uso das referidas plataformas. Buscou, também, compreender essa temática na literatura acadêmica; conhecer percepções docentes a esse respeito; e identificar limites e possibilidades dos professores na utilização desses recursos em sua prática pedagógica.

Dentre os principais resultados observados, o egresso constatou que os professores passaram a utilizar as plataformas digitais não apenas como ferramentas instrumentais, mas como  mediadoras do processo de ensino e aprendizagem. Segundo ele, isso incluiu a diversificação das estratégias didáticas, com o uso de jogos, vídeos, formulários interativos e simulações digitais em temáticas científicas. Entretanto, de acordo com o pesquisador, persistem desafios estruturais nas escolas, como a falta de infraestrutura, dificuldades técnicas e ausência de apoio institucional contínuo.

Além do doutorado, Claudio cursou o mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática na UFABC. É graduado em Direito, Pedagogia, Ciências Biológicas, Letras, História e Matemática, e realizou diversos cursos de especialização. Atua como coordenador em centros universitários e como professor tutor em cursos técnicos e de especialização EaD.

 

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Dados | Egresso

Nome completo 
Claudio Wagner Locatelli 

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Doutor em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela UFABC;
∙ Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática pela UFABC;
∙ Especialista em: Metodologia do Ensino da Matemática; Alfabetização e Letramento; Psicopedagogia clínica e educacional; Planejamento, implementação e gestão em EaD; Ciências da Natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho; Linguagens, suas tecnologias e o mundo do trabalho; Ciências Humanas, suas tecnologias e o mundo do trabalho; Matemática, suas tecnologias e o mundo do trabalho; Currículo e prática docente nos anos inicias do ensino fundamental; e Mídias na Educação. Cursando Especialização em Informática na Educação; Tutoria em Educação a Distância e Técnico em Recursos Humanos;
∙ Graduado em Direito, Pedagogia, Ciências Biológicas, Letras - Português, História e Matemática. 

Profissão / experiência profissional 
∙ Coordenador da área de formação de professores; de documentação e regulatório no Centro Universitário UniBTA e no Centro Universitário UFBRA;
∙ Tutor do curso de especialização ‘Ciência é 10’ (UFABC/UAB/CAPES), e dos cursos técnicos em Agricultura e em Agropecuária (SENAR). 

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC 
Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação? 
Preparou-me para a formação docente e, hoje, coordeno a área de formação de professores em duas instituições privadas. Iniciarei, também, um pós-doutoramento em Inteligência Artificial.


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Dados | Tese 

Título
A utilização de plataformas digitais no ensino de ciências: saberes docentes em movimento nos anos iniciais 

Data da defesa
15 de maio de 2024 

Nome do orientador
Prof. Dr. Leonardo André Testoni 

Linhas de pesquisa
Formação de professores; anos iniciais; plataformas digitais de ensino; ensino de ciências. 

Link para a tese 


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Questões | Pesquisa 

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu? 
A pesquisa teve início a partir da minha experiência na área de Ciências Biológicas, com foco na relação entre saberes docentes e o uso das plataformas digitais de ensino, em especial no contexto do modelo TPACK. Ao longo de minha trajetória, passei por diferentes etapas formativas, desde a licenciatura e o bacharelado em Ciências Biológicas até a Pedagogia, sendo esta última decisiva para a consolidação de minha vocação docente. A atuação como professor unidocente no ensino fundamental revelou a importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino e aprendizagem, especialmente nas disciplinas de Ciências e Matemática, onde o uso dessas ferramentas gerava maior engajamento e interesse dos alunos. Com a experiência acumulada no ensino superior, identifiquei lacunas na formação inicial dos pedagogos, particularmente no que se refere ao uso das TDICs em sala de aula – o que motivou a realização desta pesquisa. A pandemia de covid-19 acentuou essas fragilidades, uma vez que muitos docentes precisaram migrar abruptamente para o ensino remoto sem a devida preparação. Desde o início do doutorado, em 2021, eu me propus a investigar como os professores unidocentes lidam com os desafios formativos e utilizam plataformas digitais no ensino de Ciências, analisando os saberes mobilizados nesse processo. Durante o doutorado na UFABC, tive uma trajetória intensa e produtiva. Atuei em diversas instâncias acadêmicas, como conselhos e comissões, e participei ativamente da vida científica, com publicações relevantes em periódicos qualificados, capítulos de livros e apresentações em eventos nacionais e internacionais. Além disso, colaborei como parecerista, avaliador de bancas e organizador de eventos. Atualmente, exerço atividades como professor e tutor em diversas instituições e concluí graduações em História e Matemática, além de seis especializações. Minha trajetória revela um comprometimento contínuo com a educação, a pesquisa e a formação docente. 

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Objetivo geral: analisar o processo de mobilização dos saberes docentes pelos professores unidocentes, no uso de plataformas digitais para o ensino de Ciências, levando em consideração os anos iniciais do ensino fundamental.
Objetivos específicos: compreender a temática das plataformas digitais na literatura específica do ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Levantar percepções e compreensões prévias sobre como é a exploração e o funcionamento das plataformas digitais no ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Identificar as percepções e compreensões dos professores acerca do ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio das plataformas digitais de ensino. Compreender os limites e possibilidades dos professores unidocentes na utilização das plataformas digitais no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
A realização da pesquisa foi estruturada conforme os princípios da pesquisa qualitativa, com abordagem interpretativa, utilizando como base metodológica a Análise do Discurso proposta por Bardin. A investigação teve como foco compreender os saberes mobilizados por professores unidocentes no uso de plataformas digitais no ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.
Tipo de pesquisa: qualitativa, de caráter exploratório-interpretativo.
Referencial metodológico: Análise do Discurso.
Instrumentos de coleta de dados: questionários diagnósticos, duas oficinas pedagógicas e entrevistas semiestruturadas com os participantes.
O corpus foi composto por professores unidocentes que atuavam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas da cidade de São Paulo. Esses docentes participaram das etapas formativas e responderam aos instrumentos da pesquisa, constituindo, assim, o material empírico analisado. 

Quais foram os desafios enfrentados?
Muitos professores relataram dificuldades relacionadas ao acesso limitado às plataformas digitais e à carência de recursos tecnológicos nas escolas públicas, como computadores, internet estável e dispositivos para os alunos. Essas limitações foram barreiras significativas para a efetiva integração das TDICs no cotidiano escolar. Ficou evidente, também, a lacuna na formação dos professores unidocentes quanto ao uso pedagógico das tecnologias digitais. A ausência de preparo específico dificultou a apropriação crítica das plataformas, tornando o uso muitas vezes limitado ao aspecto técnico, sem a devida articulação com os objetivos científicos e pedagógicos do conteúdo de Ciências. A pesquisa identificou que, embora os professores demonstrassem interesse e reconhecessem a importância das plataformas digitais, havia dificuldades em articular os saberes pedagógicos, tecnológicos e de conteúdo (modelo TPACK) de forma integrada e eficaz no planejamento e na prática do ensino de Ciências. 

Quais foram os principais resultados alcançados?
A pesquisa evidenciou que os professores unidocentes mobilizaram saberes diversos – especialmente os ligados ao modelo TPACK – durante as formações e práticas de ensino com plataformas digitais. Observou-se um esforço para integrar conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e científicos, mesmo diante de limitações formativas anteriores. A construção dos planos de aula demonstrou a apropriação progressiva desses saberes e uma maior consciência crítica sobre o uso das TDICs no ensino de Ciências. As análises apontaram que os docentes passaram a utilizar as plataformas digitais não apenas como ferramentas instrumentais, mas como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem, promovendo maior engajamento dos alunos. Isso incluiu a diversificação das estratégias didáticas, com o uso de jogos, vídeos, formulários interativos e simulações digitais em temáticas científicas (como reciclagem, meio ambiente e corpo humano). A pesquisa também revelou que, embora os professores tenham avançado no uso das TDICs, persistem desafios estruturais como a falta de infraestrutura, dificuldades técnicas e ausência de apoio institucional contínuo. Ainda assim, os docentes expressaram uma postura mais ativa e investigativa diante das plataformas digitais, reconhecendo suas potencialidades para tornar o ensino de Ciências mais significativo e contextualizado. 

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
A pesquisa desenvolvida apresentou relevante importância acadêmica e social, ao investigar como os professores unidocentes dos anos iniciais mobilizam seus saberes no uso de plataformas digitais no ensino de Ciências. Academicamente, pode contribuir para o aprofundamento das discussões sobre a integração do modelo TPACK (conhecimento pedagógico, tecnológico e de conteúdo) na formação docente, especialmente no contexto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Por meio de uma abordagem metodológica sólida e empírica, o estudo preencheu lacunas existentes na literatura sobre o uso efetivo das plataformas digitais no ensino de Ciências, uma área ainda pouco explorada, sobretudo nos anos iniciais. Do ponto de vista social, a pesquisa respondeu a um desafio contemporâneo urgente: preparar professores para o uso pedagógico das tecnologias em sala de aula. Diante das exigências da sociedade digital e do contexto pós-pandêmico, em que o ensino remoto se tornou realidade, os achados da pesquisa oferecem subsídios para políticas públicas e programas formativos mais eficientes e alinhados às reais necessidades dos docentes da educação básica. Além disso, ao fortalecer o papel dos professores como mediadores do conhecimento digital e científico, a pesquisa pode contribuir para uma educação mais crítica, inclusiva e conectada à realidade dos estudantes. Assim, sua contribuição reside tanto na produção de conhecimento científico relevante para a área de formação docente e ensino de Ciências, quanto na possibilidade de transformar práticas educativas em contextos escolares reais, promovendo o uso consciente e intencional das tecnologias digitais em favor da aprendizagem significativa.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas
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