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Brincadeiras como estratégias para alfabetização científica de crianças

Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2022, 14h00

lindeia alves saraiva paviotiLindéia Alves Saraiva Pavioti, egressa do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC, pesquisou, durante o Mestrado, atividades lúdicas como estratégias para alfabetização científica de alunos do 1º ano do ensino fundamental.

Crianças aprendem brincando. O ensino de ciências precisa proporcionar ações lúdicas que lhe permitam formular hipóteses e explicar fenômenos que acontecem no seu dia a dia. Em sua dissertação, Lindéia investigou como os elementos lúdicos, inseridos em uma sequência didática, contribuem para a alfabetização científica de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa mostraram que a adoção de atividades lúdicas para ensinar ciências para crianças pequenas é uma ferramenta estratégica promissora, mas que necessita de suporte na formação profissional, tanto inicial como continuada, baseada em saberes de conteúdos científicos, pedagógicos e lúdicos.

Há 18 anos, Lindéia atua como professora alfabetizadora (nanomateriais e seus efeitos em microrganismos) em São Bernardo do Campo. (2016). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1997), onde foi monitora de Sociologia e de Didática. Realizou os cursos de formação continuada Letra e Vida e PNAIC. Atualmente, está cursando Doutorado em Ensino de História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC).

 

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Dados | Egressa

Nome completo
Lindéia Alves Saraiva Pavioti.

 

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Doutoranda em Ensino de História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC);
∙ Mestra em Ensino de História das Ciências e Matemática pela UFABC;
∙ Especializações de Magistério do Ensino Superior e Psicopedagogia Institucional;
∙ Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (FSA).

 

Profissão / experiência profissional
Desde 2004, trabalha na prefeitura de São Bernardo do Campo como professora de Ensino Fundamental I, especialmente como professora alfabetizadora. Participa do Grupo de Ensino e Formação de Professores de Ciências (GEFPC), coordenado pela Profª Drª. Maísa Helena Altarugio.

 

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática.

 

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
O curso contribuiu na minha formação como professora, especialmente na prática da pesquisa, em que temos que ter um olhar investigativo, buscando respostas para problemas que ainda acontecem no ensino de ciências, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

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Dados | Dissertação

Título
Atividades lúdicas como estratégias para alfabetização científica de alunos do 1º ano do ensino fundamental

Data da defesa
09 de dezembro de 2021

Nome do(a) orientador(a)
Profª. Drª Maisa Helena Altarugio

Linha de pesquisa
Ensino e História das Ciências e da Matemática

 

Link para a dissertação

 

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Questões | Pesquisa

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
O tema da minha pesquisa é a ludicidade no Ensino de Ciências como estratégia para alfabetização científica de alunos do 1º ano. Escolhi este tema porque as crianças de 6 anos vivenciam experiências lúdicas a todo momento e demonstram muitos conhecimentos com tais práticas. Assim, resolvi pesquisar como seria iniciar com as crianças o processo de Alfabetização Científica com atividades lúdicas.

 

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
A pesquisa trouxe como objetivo geral: Investigar como os elementos lúdicos, inseridos em uma sequência didática, contribuem para promover a Alfabetização Científica e aprendizagens de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Já os objetivos específicos foram:
∙ Propor e aplicar uma sequência didática com inserção de atividades lúdicas, pautada nos “Três Momentos Pedagógicos” (DELIZOICOV e ANGOTTI, 1990);
∙ Verificar quais as aprendizagens os alunos alcançaram por meio das atividades lúdicas propostas na sequência didática, tendo como base de análise os indicadores de alfabetização científica (SASSERON, 2008).

 

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com observação participante, em que a pesquisadora (e a professora), obteve contato direto com os sujeitos no espaço social da pesquisa, participando do contexto escolar. Os sujeitos estudados foram 23 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal na região do Grande ABC, em São Paulo.
Os dados foram coletados a partir de observações, vídeos, registros orais e pictóricos. Foi elaborada uma sequência didática com o foco nas atividades lúdicas (músicas, cantigas, jogos e desenhos) como estratégia de ensino para explorar o tema Corpo Humano e Saúde, de acordo com as competências e habilidades da BNCC.
A sequência didática foi estruturada segundo o modelo metodológico dos Três Momentos Pedagógicos. Os dados coletados foram analisados de acordo com indicadores da Alfabetização Científica e as discussões no campo da ludicidade foram apoiadas nos referenciais que tratam da importância das atividades lúdicas na cultura das crianças como também da intencionalidade como recurso didático. As discussões epistemológicas sobre a construção do conhecimento dos alunos foram apoiadas na teoria Histórico Cultural.

 

Quais foram os desafios enfrentados?
O maior desafio da minha pesquisa foi que no momento da aplicação da sequência didática, consegui fazer algumas atividades lúdicas e logo entramos no período da pandemia. Gostaria de ter aplicado mais atividades lúdicas com as crianças, o que teria fomentado ainda mais os meus dados e, consequentemente, as análises a respeito da importância da ludicidade no Ensino de Ciências para alunos do Ensino Fundamental dos anos iniciais visando a Alfabetização Científica.

 

Quais foram os principais resultados alcançados?
O estudo pode revelar a potencialidade das atividades lúdicas como estratégias para o ensino e a aprendizagem de ciências, estando elas associadas a outras estratégias didáticas como as Rodas de Conversa, à intencionalidade das intervenções docentes e aos saberes da professora acerca da cultura e dos interesses seus dos alunos. A adoção de atividades lúdicas para ensinar ciências para crianças pequenas é uma ferramenta estratégica promissora, mas que necessita de suporte na formação profissional, tanto inicial como continuada, baseada em saberes de conteúdos científicos, pedagógicos e lúdicos.

 

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Evidenciamos que as atividades lúdicas contribuem ao Ensino de Ciências, associadas à estratégia de Roda de Conversas, à intencionalidade das intervenções da professora junto aos seus alunos, e igualmente ao seu saber pedagógico sobre o conteúdo trabalhado, são ações efetivas que contribuíram para o engajamento das crianças com o processo da Alfabetização Científica. Ademais, os saberes da professora sobre a cultura e os interesses dos seus alunos também foram essenciais para traçar as estratégias, realizar as escolhas adequadas das atividades e dos instrumentos mediadores que pudessem levá-los à construção de conhecimentos novos.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas
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