Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas pós-graduadas > Comunicação de catástrofes: modelagem linguística de relatos sobre terremotos

Comunicação de catástrofes: modelagem linguística de relatos sobre terremotos

Publicado: Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 15h00

rafael antonangelo molinaRafael Antonangelo Molina, egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Informação da UFABC, pesquisou, durante o mestrado, a possibilidade de criação de uma metodologia de modelagem linguística de informações referentes a catástrofes naturais. Para tanto, analisou reportagens de jornais relativas a dois terremotos, ocorridos no Haiti e no Chile, em 2010.

Um de seus objetivos era estruturar o conhecimento expresso em linguagem natural e organizá-lo sob uma modelagem. Segundo o pesquisador, seu trabalho é parte de um esforço mundial para a integração de bancos de dados e informações sobre catástrofes naturais na América Latina, em prol de uma comunicação rápida e eficiente em situações de emergência.

Ainda de acordo com o egresso, o resultado principal de sua pesquisa foi a geração automática de redes descritivas acerca do cenário geral de catástrofes e a atuação de entidades assistenciais após tais desastres naturais.

Além do Mestrado em Engenharia da Informação, Rafael concluiu dois cursos de graduação na UFABC – Bacharelado em Ciência & Tecnologia e Engenharia de Gestão. Cursou, também, um mestrado profissional na USP e uma especialização no MIT. Atualmente, trabalha como analista de produtos em uma empresa de tecnologia.

Dados | Egresso

Nome completo
Rafael Antonangelo Molina

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Bacharelado em Ciência & Tecnologia | Universidade Federal do ABC;
∙ Engenharia de Gestão | Universidade Federal do ABC;
Mestrado em Engenharia da Informação | Universidade Federal do ABC
∙ Mestrado Profissional em Administração (Empreendedorismo) | Universidade de São Paulo;
∙ Especialização em Transformação Digital e Design de Famílias de Produtos | Massachusetts Institute of Technology.

Profissão / experiência profissional
∙ Analista de produtos | MAPS Tecnologia;
∙ Gestor de produtos e projetos | Cittati Tecnologia.

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Engenharia da Informação.

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
O curso representou o entendimento da aplicação de tecnologias da informação na resolução de problemas reais. Partindo da minha formação em engenharia de gestão, especializou-me como profissional atuante entre o campo de negócios e o campo técnico, permitindo-me ligar esses dois mundos e atuar nas áreas executiva e técnica.

Dados | Dissertação

Título
Comunicação de catástrofes: modelagem linguística de relatos sobre o terremoto do Haiti e Chile

Data da defesa
10 de agosto de 2012

Nome da orientadora
Profa. Dra. Margarethe Born Steinberger-Elias

Linhas de pesquisa
Modelagem linguística; processamento de informação em línguas naturais; comunicação de desastres; informação jornalística; terremotos.

Link para a dissertação

Questões | Pesquisa

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
O tema era a criação de uma metodologia de modelagem de conhecimento por meio de texto escrito. Para isso, escolheu-se trabalhar com o conhecimento referente a dois terremotos, expresso em reportagens de jornal. A escolha se deveu à inovação da modelagem linguística naquele momento; ao papel relevante do processamento de linguagem natural na evolução das tecnologias da informação; e ao anseio de produzir algo de uso prático, com retorno à sociedade e ao meio ambiente: no caso, uma visão de organização de entidades num momento pós-catástrofe.

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Verificar se seria possível estruturar o conhecimento expresso em linguagem natural e organizar esse método sob uma modelagem.

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Utilizaram-se reportagens do jornal Folha de São Paulo; o software NLTK e o módulo IDLE; o Visual Interactive Syntax Learning (VISL); e o módulo de Excel NodeXL. Após a coleta das reportagens, suas palavras foram etiquetadas sintática e semanticamente com o VISL. Em seguida, foram utilizados o NLTK e o IDLE para análises e o NodeXL para agrupamentos.

Quais foram os desafios enfrentados?
A consolidação de conhecimentos sobre a estrutura da linguagem; a representação de signos e sua verbalização; as tecnologias disponíveis para tratar linguagem natural em português naquele período; e a construção de uma modelagem.

Quais foram os principais resultados alcançados?
Foi possível executar a modelagem proposta, com a descrição estruturada das diferenças de atuação de entidades assistenciais em terremotos no Haiti e no Chile, expressas por reportagens de jornal.

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Academicamente, a pesquisa mostrou um caminho para tratar textos em português, estruturar dados e permitir a análise de máquinas. Isso tem aplicações diversas em uma sociedade altamente digitalizada. Pontualmente, o meio de aplicação (reportagens sobre terremotos) permitiu entender como o conhecimento de organização de entidades nos dois terremotos relaciona-se com a amplitude de mortos e feridos, como um indicativo de melhores práticas de organização de entidades em momentos de catástrofe natural.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas