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Design participativo no desenvolvimento de um jogo com NUI para usuários de cadeira de rodas

Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2023, 16h00

alexandre greluk szykmanAlexandre Greluk Szykman, egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFABC, pesquisou, durante o mestrado, um framework (estrutura) para a aplicação de design participativo no desenvolvimento de jogos com Natural User Interface (NUI) (interfaces naturais com usuários, em tradução livre).

Um de seus principais objetivos era facilitar o desenvolvimento de jogos com NUI focados nos valores e no contexto social dos jogadores, além de medir sua aceitação. Para tanto, baseado nos citados conceitos, propôs a estrutura um novo jogo, por meio de um estudo de caso com um grupo de usuários de cadeira de rodas.

De acordo com o pesquisador, as principais contribuições de seu estudo foram o referido framework; a evolução do estado da arte do desenvolvimento ágil de jogos e de técnicas de design participativo; o incentivo à produção de jogos que reflitam os valores e o contexto social dos usuários; além da disponibilização de um jogo de valor considerável para a população que usa cadeira de rodas.

Além de mestre em Ciência da Computação, Alexandre é bacharel em Ciência e Tecnologia pela UFABC e, durante a graduação, cursou um ‘período sanduíche’ na University of Arkansas, nos Estados Unidos. Iniciou sua formação profissionalizante com um curso técnico em Mecatrônica. Atualmente, lidera a startup HTW Games, por ele fundada, e dispõe de experiências como professor, programador e em trabalhos relativos à tecnologia e desenvolvimento de produtos.

 

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Dados | Egresso

Nome completo 
Alexandre Greluk Szykman 

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Mestrado em Ciência da Computação (Especialização em Visão Computacional e IHC) | Universidade Federal do ABC (2014-2016)

∙ Bacharelado em Ciência e Tecnologia (Especialização em Engenharia de Gestão) | Universidade Federal do ABC (2007-2013)
- Período sanduíche nos EUA / Ciências sem Fronteiras (Especialização em Gamificação) | University of Arkansas e Drexel University (2013-2014)
* Prêmio em Excelência Acadêmica

∙ Curso Técnico em Mecatrônica | Escola Técnica Estadual Jorge Street (2005-2006)
* Prêmio de melhor TCC 

Profissão / experiência profissional 
- Fundador da HTW Games (desde 2014)
Formação e liderança do time HTW, vencedor da categoria Games da Imagine Cup Nacional 2015. Vice-campeão do Prêmio UFABC de Empreendedorismo 2016, com lugar de destaque na Acelera Startup 2017 e Fórum Eventos 2018. Foco no desenvolvimento de jogos com captura de movimentos e em realidade virtual, com projeto financiado pelo PIPE FAPESP.

- Liderança remota do time de tecnologia da E-lastic 

- Professor de Tecnologia na Escola Superior de Empreendedorismo SEBRAE-SP (2019 - 2020)
Foco no ensino técnico e empreendedorismo no mercado de jogos e aplicativos.

- Professor de jogos digitais na FMU (2017 - 2019)
Palestras apresentadas em eventos como BIG Festival e SBGames.

- Pesquisador bolsista na UFABC (2014 - 2016)
Pesquisa em design participativo e jogos ativos (com captura de movimentos).

- Estagiário em desenvolvimento de jogos na Drexel University (EUA) (2014)
Pesquisa em motion capture com Kinect V2. Participação no Microsoft Kinect V2 Hackathon.

- Sócio proprietário da Ivan’s Café Ltda. (2012 - 2015)
Gestão do negócio.

- Projetista de produtos com dez anos de experiência em empresas multinacionais (2003 - 2013)

- Experiência profissional nas empresas Valeo e MWM International 
Interface entre times de projetos do Brasil e EUA/França/Itália. 

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC 
Mestrado em Ciência da Computação. 

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação? 
O curso deu um ótimo embasamento técnico para a atuação com aplicações em visão computacional, gameficação, computação gráfica e IHC.


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Dados | Dissertação 

Título 
A framework for the application of participatory design with agile game development in a NUI game for wheelchair users 

Data da defesa
2 de dezembro de 2016 

Nome do orientador
Prof. Dr. João Paulo Gois 

Linhas de pesquisa
Design participativo; desenvolvimento de jogos; valores dos usuários; participatory design; game development; users’ values

Link para a dissertação


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Questões | Pesquisa 

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu? 
O tema foi o design participativo no desenvolvimento ágil de games com Natural User Interface (NUI). O desenvolvimento ágil de jogos muitas vezes não leva em consideração o contexto social dos jogadores, o que pode resultar em baixa aceitação por parte do público. O Design Centrado no Usuário (UCD) pode ajudar a suprir essa lacuna, pois foca nas necessidades dos usuários. O Design Participativo (PD), um conceito do UCD, contém técnicas que auxiliam no desenvolvimento de jogos com foco nos valores dos usuários. Ainda não há, no entanto, estudos que apliquem essas técnicas no desenvolvimento ágil de jogos. Nosso estudo propõe o uso dessas técnicas no desenvolvimento de um jogo baseado em NUI para usuários de cadeira de rodas, visando promover a prática de atividades físicas e melhorar a qualidade de vida desses usuários. 

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)? 
Propusemos um framework para facilitar o desenvolvimento de jogos que focam nos valores e no contexto social dos usuários. Estruturamos o framework baseado em conceitos do design participativo, desenvolvimento ágil de jogos e processo criativo. Nosso objetivo no trabalho foi instanciar o framework no desenvolvimento de um jogo NUI com um grupo de usuários, e medir a aceitação dos usuários com contexto social semelhante em relação ao jogo. Estruturamos o desenvolvimento do jogo por meio de um estudo de caso com um grupo de usuários de cadeira de rodas e pessoas próximas a eles. 

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Realizamos um estudo de caso em que aplicamos um framework previamente desenvolvido com um grupo de designers composto por pesquisadores e não pesquisadores. O objetivo foi desenvolver um jogo NUI para usuários de cadeira de rodas, levando em consideração o contexto social desses usuários. Foram realizadas cinco sessões de design participativo, seguindo o framework proposto e resultando em um protótipo revisado do jogo. Em seguida, testamos o jogo com pessoas que possuem um contexto social similar ao dos jogadores e analisamos sua aceitação. Os resultados foram analisados comparando o perfil dos jogadores e sua aceitação ao jogo através do Teste de Qui-Quadrado. Além disso, interpretamos os resultados para avaliar a aceitação dos jogadores em relação ao jogo de forma geral. 

Quais foram os desafios enfrentados?
Nós enfrentamos alguns desafios e limitações durante o estudo. Um dos principais foi o tamanho limitado da amostra de participantes, composta apenas por usuários de cadeira de rodas que praticam esportes como hobby. Além disso, nossos testes foram realizados em um contexto social específico, com participantes semelhantes aos co-designers. Embora isso tenha nos permitido aplicar o framework de forma mais eficaz, reconhecemos que limita a generalização dos resultados para outros contextos. Também reconhecemos que nossa interpretação dos valores e contexto social dos participantes pode ter influenciado nossas descobertas. Outra limitação foi que nossas sessões de PD foram realizadas após o treinamento dos participantes, o que pode ter afetado seus estados de humor e, portanto, seus níveis de participação e feedback durante as sessões. Além disso, nossos testes foram aplicados por nós, os desenvolvedores do jogo, o que pode ter influenciado a dinâmica entre os participantes e afetado nossos resultados. Reconhecemos que há espaço para melhorias em nossa abordagem, incluindo a realização de testes com diferentes perfis de usuários e a adoção de uma definição mais clara de cultura em nosso trabalho futuro. 

Quais foram os principais resultados alcançados?
Estruturamos um framework para explorar os valores e o contexto social dos usuários durante o desenvolvimento de um jogo NUI para usuários de cadeira de rodas. Utilizamos técnicas de design participativo para minimizar mal-entendidos e incluir as características pessoais dos usuários no conteúdo do jogo. Observamos que as técnicas não eram completamente compatíveis, mas conseguimos adaptá-las e estabelecer conexões entre seus princípios. Testamos a eficácia do framework em um experimento com 19 usuários, que resultou em uma aceitação positiva por usuários com perfil semelhante. Como trabalho futuro, propomos mais testes e refinamentos no jogo desenvolvido. 

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas. 
Nossa principal contribuição com este estudo foi o desenvolvimento do framework. Os potenciais benefícios da aplicação do framework e as lições aprendidas presentes neste trabalho são: a melhoria do estado da arte do desenvolvimento ágil de jogos, com a consideração do contexto social dos usuários; a melhoria do know-how da utilização de técnicas de design participativo, especialmente as aplicadas a usuários de cadeira de rodas, com lições aprendidas no estudo de caso; o incentivo à produção de mais jogos que reflitam os valores e o contexto social dos usuários; e a disponibilização, com o estudo de caso, de um jogo que tem considerável valor para a população de usuários de cadeira de rodas. 


sea
Tela jogável do game desenvolvido


map
Mapa de calor gerado durante o processo de design do game 


demonstrative
Usuário jogando o game desenvolvido 


flow mocap
Fluxo da captura de movimentos utilizada para interações com o game


enjoyment
Gráfico demonstrando o nível de imersão de usuários para com o game

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas
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