Estudo do nível de maturidade Lean 4.0 em empresas brasileiras
Anderson Tadeu de Santi Barbosa de Almeida, egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFABC, pesquisou, durante o mestrado, acerca do processo de transição da Lean Manufacturing para a Indústria 4.0 em empresas brasileiras.
Um de seus objetivos era avaliar a maturidade organizacional e operacional das empresas, principalmente pequenas e médias, para identificar o momento ideal dessa transição – ou seja, para a Lean 4.0. Buscou analisar, também, as melhores ferramentas da Lean Manufacturing (LM) (manufatura enxuta) e tecnologias da Indústria 4.0 para que as empresas caminhem para a evolução da industrialização.
De acordo com o egresso, sua pesquisa pode contribuir para preencher uma lacuna na literatura sobre a correlação entre LM e Indústria 4.0. Segundo ele, seu estudo pode auxiliar as empresas a entender onde os esforços e investimentos devem ser aplicados, para que haja uma melhoria no nível de maturidade da manufatura enxuta e na implantação das tecnologias da Indústria 4.0.
Além de mestre em Engenharia de Produção pela UFABC, Anderson é doutorando em Engenharia de Produção pela UNESP, e graduado em Engenharia Elétrica. Atuou em diversas empresas e, atualmente, leciona no SENAI e na FATEC, além de ser gestor de sua própria empresa.
...
Dados | Egresso
Nome completo
Anderson Tadeu de Santi Barbosa de Almeida
Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Doutorando em Engenharia de Produção | Universidade Estadual Paulista (UNESP)
∙ Mestrado em Engenharia de Produção | Universidade Federal do ABC (UFABC)
∙ Especialização em Indústria 4.0 | Universidade São Judas Tadeu
∙ Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior | SENAC Santo André
∙ Pós-Graduação em Segurança do Trabalho | UNIMAIS
∙ MBA em Engenharia e Gestão da Manufatura e Manutenção | Universidade de São Paulo (USP)
∙ MBA em Gestão Empresarial | Fundação Getúlio Vargas
∙ Lean Six Sigma Master Black Belt | Voitto
∙ Graduação em Engenharia Elétrica | Centro Universitário da FEI
∙ Curso Técnico em Eletrônica | ETE Lauro Gomes
Profissão / experiência profissional
∙ Engenheiro Eletricista e Engenheiro de Segurança do Trabalho;
∙ Professor no SENAI e na FATEC;
∙ Fundador e gestor/CEO da empresa DS Automação e Engenharia.
Atuou em diversas empresas, como: Volkswagen, Alstom, General Motors, Ford, John Bean Technologies, Hyundai, Schneider Electric e SAG Brasil Fabricação de Tanques Ltda.
Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Engenharia de Produção.
Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
Sem dúvida nenhuma, a pós-graduação na UFABC foi um divisor de águas na minha formação acadêmica e na vida profissional. Além da oportunidade, o aprendizado – na imersão como pesquisador em um programa de mestrado – abriu as portas para desafios acadêmicos, como professor de ensino superior na graduação e na pós-graduação.
...
Dados | Dissertação
Título
Estudo do nível de maturidade Lean 4.0 em empresas brasileiras
Data da defesa
4 de dezembro de 2023
Nome do orientador
Prof. Dr. Ugo Ibusuki
Linha de pesquisa
O estudo teve como abrangência empresas brasileiras, considerando principalmente, mas não exclusivamente, as pequenas e médias empresas, uma vez que enfrentam mais dificuldades para realizar investimentos e nelas, muitas vezes, até implementações de melhorias acabam ficando em segundo plano. Entretanto, a eficiência operacional tem sido cada vez mais mandatória dentro de todos os segmentos – o alto custo operacional deve ser diluído através da melhoria da produtividade operacional e financeira, para que as empresas se mantenham competitivas no mercado. Para tanto, foi aplicado um questionário numa amostra de empresas desse tipo, para entender o cenário atual em que se encontram em relação ao Lean Manufacturing e avaliar se estão ou não no rumo da digitalização (com base nas tecnologias da Indústria 4.0), e assim compreender a maturidade das empresas em relação a esses temas.
Link para a dissertação
...
Questões | Pesquisa
Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
Muitas referências fazem uma análise teórica sobre a relação entre Lean Manufacturing e Indústria 4.0, enquanto este estudo fez uma análise mais aprofundada de empresas que possuem certa maturidade em Lean e que estão em processo de transição, ou se preparando para implementar a Indústria 4.0. O objetivo era analisar essa relação e suas respectivas maturidades, para ajudar a entender e preencher algumas lacunas identificadas em estudos anteriores, como examinar se existe alguma relação entre o Lean Manufacturing e a Indústria 4.0 e se o primeiro é uma base importante para o segundo. O trabalho foi dividido em seis capítulos. No primeiro, é realizada uma introdução sobre o tema, onde são apresentados os objetivos geral e específico do estudo, o escopo e a justificativa. No segundo capítulo é apresentada uma revisão da literatura, contextualizando o Lean Manufacturing, a Indústria 4.0 e a relação entre a metodologia e ferramentas do primeiro com as tecnologias do segundo. No terceiro capítulo é mostrada a metodologia da pesquisa, apresentando a revisão sistemática da literatura, do desenvolvimento do questionário e o método de coleta de dados. No quarto capítulo é apresentada uma análise das respostas dadas no questionário, bem como uma análise dos dados obtidos. No quinto capítulo é realizada uma discussão dos resultados obtidos face à literatura existente sobre o tema, e sobre a relação entre o Lean Manufacturing e a Indústria 4.0. Por fim, o sexto capítulo apresenta as conclusões do estudo, bem como as limitações e propostas de estudos futuros.
Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Este estudo buscou, como objetivo geral, avaliar a maturidade Lean 4.0 nas empresas brasileiras, e como objetivo específico, identificar o momento ideal para a transição do Lean Manufacturing (LM) para a Indústria 4.0, ou seja, para o Lean 4.0, identificando quais são as ferramentas do LM e tecnologias da Indústria 4.0 para que empresas e indústrias caminhem para a evolução da industrialização.
Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Um processo de revisão sistemática da literatura foi o primeiro passo na construção da base para este estudo, usando a metodologia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), permitindo uma investigação sobre o assunto e a análise de estudos já publicados, para justificar a lacuna de pesquisa. Seguindo a metodologia PRISMA, foram definidos: os objetivos da pesquisa; as bases de dados a serem utilizadas para a busca dos artigos publicados (Web of Science, Google Acadêmico e Semantic Scholar); e os termos de busca (palavras-chave: Lean Manufacturing e Indústria 4.0; Indústria 4.0; Maturidade da Indústria 4.0; Transformação Digital). Com base nisso, foi realizada uma busca preliminar nas bases de dados previamente escolhidas, chegando a um total de 775 artigos identificados. Posteriormente, os artigos duplicados foram eliminados. Dos artigos restantes, foi feita uma seleção com base em filtros pré-definidos (número de citações (>10), ano de publicação (≥2013), arquivo aberto e disponível nos idiomas inglês e português) e, após uma breve leitura dos resumos, resultou-se num total de 72 artigos pré-selecionados. Em seguida, foi realizada a leitura completa dos artigos para selecionar os que estivessem alinhados com o tema a ser abordado – sendo, portanto, elegíveis –, o que resultou na inclusão de 57 artigos na pesquisa.
Quais foram os desafios enfrentados?
É possível destacar que o tamanho da amostra não foi maior devido aos receios que os entrevistados têm em relação à nova legislação brasileira de proteção de dados (Lei Geral de Proteção de Dados), e também que a grande maioria das empresas que responderam à pesquisa são do setor automotivo (64%), berço da manufatura enxuta e onde são conhecidos os esforços para implementar as tecnologias da Indústria 4.0.
Quais foram os principais resultados alcançados?
A maturidade no Lean Manufacturing mostrou um reflexo importante na implementação das tecnologias da Indústria 4.0 – o que pode representar que o Lean Manufacturing é uma base importante para a implementação dessas novas tecnologias, e que estas podem refletir em uma melhoria na eficácia das ferramentas do Lean Manufacturing. Dito isso, o momento ideal de transição do Lean Manufacturing para a implementação das tecnologias da Indústria 4.0 – o que vem sendo chamado de Lean 4.0 –, é quando a organização apresenta maturidade na metodologia Lean Manufacturing, o que indica que a metodologia é cultural na organização.
Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Contribuição acadêmica: este estudo contribuiu para preencher uma lacuna na literatura sobre a correlação entre Lean Manufacturing e Indústria 4.0. Também ajudou a entender qual o nível de maturidade em que as empresas brasileiras estão, dentro da metodologia de manufatura enxuta e tecnologias da Indústria 4.0. Além disso, foi possível constatar que as empresas brasileiras estão optando por uma implantação de tecnologias da indústria 4.0 em processos em que o Lean Manufacturing está bem implantado e com certo nível de maturidade (browfield), portanto, não são implementações que partem totalmente do zero (greenfield). Com base em uma revisão sistemática da literatura, foi desenvolvida uma pesquisa integrada de nível de maturidade Lean Manufacturing e Indústria 4.0, que pode ser replicada para outras pesquisas.
Contribuição para a indústria: este estudo destacou a importância do Lean Manufacturing para a implementação sustentável da Indústria 4.0. As empresas que desejam implementar ferramentas de digitalização devem primeiro organizar seu chão de fábrica e construir uma cultura enxuta, para que toda a organização esteja trabalhando na melhoria contínua, usando novas ferramentas de digitalização. Portanto, este estudo pode auxiliar as empresas a entenderem onde os esforços e investimentos devem ser aplicados, para que haja uma melhoria no nível de maturidade da manufatura enxuta e consequente implantação das tecnologias da Indústria 4.0.
Redes Sociais