Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas pós-graduadas > Estudos para a síntese da neurotoxina caramboxina

Estudos para a síntese da neurotoxina caramboxina

Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2022, 14h00

ronaldo epifanio de oliveira filhoRonaldo Epifanio de Oliveira Filho, egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia na área de Química da UFABC, pesquisou, durante o Doutorado, a síntese total assimétrica de caramboxina e derivados.

A caramboxina é a neurotoxina responsável pelos efeitos causados pela ingestão de carambola por pacientes com deficiência renal crônica. Devido à importância da recente descoberta, há necessidade de estudos que visem a síntese de núcleos caramboxínicos, provendo maiores quantidades de caramboxina necessárias para realização de testes biológicos.

Ronaldo é analista de desenvolvimento na indústria farmacêutica. Cursou o Doutorado e o Mestrado em em Ciência e Tecnologia/Química pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Possui Licenciatura em Química pela Universidade Cruzeiro do Sul e é bacharel em Química Industrial pela Universidade São Francisco.

Dados | Egresso

Nome completo
Ronaldo Epifanio de Oliveira Filho.

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Doutorado em Ciência e Tecnologia/Química pela Universidade Federal do ABC (UFABC);
∙ Licenciatura em Química pela Universidade Cruzeiro do Sul (UCS);
∙ Mestrado em Ciência e Tecnologia/Química pela UFABC;
∙ Bacharelado em Química Industrial pela Universidade São Francisco.

Profissão / experiência profissional
Analista de Desenvolvimento Analítico em Biolab Farmacêutica.

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Doutorado em Ciência e Tecnologia/Química.

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
A linha de pesquisa em Síntese Orgânica e as disciplinas de Química Orgânica Avançada foram fundamentais para me desenvolver como pesquisador, o que contribui para minha atual função na indústria farmacêutica como a predição de produtos de degradação com fármacos.

Dados | Dissertação

Título
Estudos visando a síntese de análogos da caramboxina

Data da defesa
31 de janeiro de 2019

Nome do(a) orientador(a)
Prof. Dr. Álvaro Takeo Omori

Linha de pesquisa
Estudos visando a síntese total assimétrica da caramboxina e derivados

Link para a dissertação

Questões | Pesquisa

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
A caramboxina foi recentemente descoberta por pesquisadores brasileiros; é a neurotoxina responsável pelos efeitos causados pela ingestão de carambola (Averrhoa carambola) por pacientes com deficiência renal crônica. Dada a importância de sua descoberta, acentua-se a necessidade de estudos visando a síntese de núcleos caramboxínicos, que poderão contribuir para a síntese da caramboxina, provendo maiores quantidades de caramboxina para a determinação do centro estereogênico e realização de testes biológicos.

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
∙ Síntese total assimétrica da caramboxina;
∙ Explorar a reação de Bischler-Napieralski (SEAr intramolecular) em compostos modelo para a inserção do grupo carboxílico ao anel aromático;
∙ Explorar a reação de Vilsmeier Haack (formilação) em compostos modelo para a inserção do grupo -CHO (formil) ao anel aromático;
∙ Determinação da configuração absoluta da caramboxina;
∙ Comprovar a estrutura da caramboxina através das análises espectroscópicas (RMN, MS e IV).

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Partiu-se do ácido 3,5-dimetoxibenzóico, avaliando a melhor rota em termos de rendimento e custo, para a obtenção de análogos da caramboxina. A etapa chave consistiu na orto-carboxilação do anel aromático, onde cinco rotas foram investigadas. A Rota A explorou a reação de ciclização de Bischler-Napieralski a partir de um carbamato protegido; a Rota B, explorou o rearranjo de Curtius em um malonato monohidrolisado seguida de uma SEAr; a Rota C explorou reações com organometálicos, para conversão de brometos aromáticos em ácidos benzóicos; a Rota D explorou a reação de formilação de Vilsmeier-Haack seguida da oxidação de Lindgren para um benzil álcool ativado; por fim, a Rota E explorou a hidrólise de benzonitrilas em ácidos benzóicos, obtidas através da reação de Schmidt.

Quais foram os desafios enfrentados?
O principal desafio foi reproduzir uma etapa sintética descrita na literatura (oxidação do aldeído) como uma das etapas chave para a obtenção do análogo da caramboxina.

Quais foram os principais resultados alcançados?
Entre as cinco diferentes abordagens testadas, a rota envolvendo a formilação de Vilsmeier-Haack seguida da oxidação de Lindgren prevê um potencial intermediário para a síntese de análogos da caramboxina. Embora não tenhamos sintetizado a molécula alvo, a caramboxina, a metodologia via Vilsmeier-Haack desenvolvida contribuirá para as futuras sínteses da caramboxina, assim como seus análogos, em nosso grupo de pesquisa, ficando como caminho o estudo da oxidação de Lindgren e a otimização dos processos de hidrólise na Rota D (VH).

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Foram sintetizadas e caracterizadas um total de 47 moléculas, sendo 35 inéditas, dentre as quais, 3 se destacam como potenciais análogos da caramboxina. As rotas A (Bischler Napieralski), B (Curtius) e D (Vilsmeier-Haack) tiveram, em 2018, seus resultados publicados no periódico nacional Journal of the Brazilian Chemical Society.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas