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Papéis da matemática na construção da interdisciplinaridade em formação científica

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 13h27

alexandre soares cavalcanteAlexandre Soares Cavalcante, egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC, pesquisou, durante o Mestrado, as práticas matemáticas desenvolvidas em ambiente de pesquisa e educação científica sob o olhar da intersecção entre Antropologia da Ciência e Etnomatemática.

Através da etnografia de uma escola de verão, Alexandre buscou compreender as condições para a constituição de um ambiente de formação interdisciplinar, identificar as manifestações de práticas matemáticas neste ambiente e interpretar os papéis exercidos por tais práticas no desenvolvimento da interdisciplinaridade. Como resultado, a Matemática mostrou-se como uma língua auxiliar nas comunicações, um dispositivo de inscrição em constante reconstrução e como recurso durante os processos de translação e justaposição de documentos. 

Além do Mestrado em Ciências Humanas e Sociais, Alexandre concluiu outros três cursos de graduação na UFABC: Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Bacharelado em Engenharia de Gestão e Licenciatura em Matemática. Pela Universidade McGill (Montreal, Canadá), é PhD em Educação em Ciências e Matemática.  Atualmente, é professor adjunto na Universidade de Toronto.

 

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Dados | Egresso

Nome completo 

Alexandre Soares Cavalcante.

 

Formação acadêmica (cursos e instituições) 

∙ PhD in Education Studies - Science and Mathematics Education pela McGill University;

∙ Mestrado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC);

∙ Graduação em Engenharia de Gestão pela Universidade Federal do ABC (UFABC);

∙ Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC);

∙ Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC).

 

Profissão / experiência profissional

Professor Adjunto (Assistant Professor) - University of Toronto.

 

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Ciências Humanas e Sociais.


Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?

A formação interdisciplinar nos cursos de graduação e pós-graduação da UFABC me posicionou à frente dos meus colegas no exterior. A bagagem teórica e metodológica que construí na Universidade me deu todas as condições para ter sucesso na carreira acadêmica no Canadá.

 

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Dados | Dissertação

Título 

Etnografando muitas matemáticas: usos e papéis da matemática na construção da interdisciplinaridade em um ambiente de formação científica

 

Data da defesa 

12 de abril de 2016

 

Nome do(a) orientador(a) 

Profa. Dra. Ana Keila Mosca Pinezi

 

Linha de pesquisa  

Cultura, Comunicação e Dinâmica Social

 

Link para a dissertação

 

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Questões | Pesquisa

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?

As práticas matemáticas desenvolvidas em um ambiente de pesquisa e educação científica foram o tema da pesquisa. Durante o Mestrado,  desenvolvi interesse pela intersecção entre a Antropologia e a Educação Matemática. O cruzamento de duas linhas teóricas - a Antropologia da Ciência e a Etnomatemática - me proporcionou a oportunidade de entender melhor como cientistas em treinamento utilizam a matemática de maneiras diversas.

 

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)? 

A principal questão da pesquisa foi: qual é o papel da Matemática na construção da interdisciplinaridade em um ambiente de formação científica?

Por sua vez, os objetivos específicos foram:

a) Compreender as condições para a constituição de um ambiente de formação científica interdisciplinar;

b) Identificar as manifestações de práticas matemáticas neste ambiente;

c) Interpretar os papéis exercidos por tais práticas no desenvolvimento da interdisciplinaridade.

 

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)? 

Com a pesquisa fortemente embasada no arsenal teórico da Antropologia, a metodologia utilizada foi a etnografia de uma escola de verão na qual estudantes de diversas áreas da Biologia e da Física desenvolvem projetos de pesquisa. A etnografia contou com observação participante e entrevistas informais com integrantes e coordenadores.

 

Quais foram os desafios enfrentados? 

A parte mais difícil de se fazer etnografia é decidir como priorizar a observação. Em uma escola com tantos participantes, foi necessário desenvolver uma espécie de sensibilidade para entender quais grupos revelam com maior profundidade as práticas matemáticas e suas implicações.

 

Quais foram os principais resultados alcançados? 

Os resultados apontam para um caráter híbrido desta escola de verão, entre a prática de ensino e a prática científica. A Matemática se faz presente como uma língua que auxilia na comunicação entre os participantes, um dispositivo de inscrição em constante reconstrução durante as atividades e como um recurso utilizado durante os processos de translação e justaposição de documentos, assim engendrando um modo específico de interdisciplinaridade no âmbito de uma área emergente na pesquisa científica.

 

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas. 

A importância acadêmica reside na intersecção de dois corpos teóricos oriundos de disciplinas distintas. As ideias de cada um permitiram a análise de um contexto científico ignorado por ambas as partes. A pesquisa tem importância social no que tange à preparação de futuros cientistas em um mundo cada vez mais globalizado e interdisciplinar. Os resultados mostram que não podemos entender a matemática na prática científica de maneira única. Educadores em diversos níveis devem se ater ao caráter múltiplo da matemática, assim encorajando estudantes a desenvolverem suas habilidades de diversas formas.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas
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