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Percepção musical e habilidades cognitivo-linguísticas em crianças em alfabetização

Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 16h00

guilherme alves delmolin de oliveiraGuilherme Alves Delmolin de Oliveira, egresso do Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da UFABC, pesquisou, durante o mestrado, possíveis associações entre os domínios cognitivo-linguísticos e as habilidades musicais em crianças em estágios iniciais de alfabetização.

Nesse sentido, um de seus principais objetivos era replicar descobertas de outra pesquisa, por meio da aplicação de uma tarefa musical em escolas públicas de Santo André, capaz de identificar, nos alunos, perfis de risco para o desenvolvimento de distúrbios de aprendizagem – principalmente de leitura e escrita. Segundo o pesquisador, foi possível não apenas replicá-las, mas explicá-las melhor a partir de novas associações entre percepção musical e domínios linguísticos.

De acordo com o egresso, sua pesquisa pode contribuir para a consolidação de evidências sobre o potencial do uso de tarefas musicais em intervenções psicopedagógicas em sala de aula. Para ele, no futuro, a referida tarefa pode vir a se tornar uma tecnologia de auxílio ao rastreio precoce de dificuldades de aprendizagem.

Guilherme é psicólogo e, além do mestrado (concluído em 2018), cursa o doutorado em Neurociência e Cognição da UFABC. Atualmente, atua como psicólogo clínico, neuropsicólogo e professor universitário. Realiza, também, consultorias em pesquisas científicas na área de Psicologia e Neurociências.

 

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Dados | Egresso


Nome completo 
Guilherme Alves Delmolin de Oliveira 

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Doutorando em Neurociência e Cognição | Universidade Federal do ABC;
∙ Mestrado em Neurociência e Cognição | Universidade Federal do ABC;
∙ Aperfeiçoamento em Neuropsicologia | Universidade Federal de São Paulo;
∙ Aperfeiçoamento em Psicologia do Esporte | Universidade Metodista de São Paulo;
∙ Graduação em Psicologia | Universidade Metodista de São Paulo. 

Profissão / experiência profissional 
∙ Psicólogo clínico e neuropsicólogo (desde 2015);
∙ Docente no curso de Psicologia da Universidade de São Caetano do Sul (desde 2020);
∙ Consultor em pesquisas científicas na área de Psicologia e Neurociências (desde 2022). 

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Neurociência e Cognição. 

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação? 
Ao longo do curso de mestrado, pude aprender muito sobre as práticas de pesquisa no grande campo de atuação das Neurociências. O contato com docentes das mais diversas áreas de formação e a natureza interdisciplinar dos cursos de graduação e pós-graduação da UFABC criam um ambiente muito dinâmico e estimulante para quem está interessado em se profissionalizar e/ou se aperfeiçoar. Por meio do curso, consegui me estabelecer na área do ensino em cursos de Psicologia da Grande São Paulo, e também me especializar em uma grande área da Psicologia: a Neuropsicologia. Hoje, minhas principais atividades são a docência e a pesquisa no curso de Psicologia de uma universidade tradicional em São Caetano do Sul. Tem sido uma experiência muito gratificante atuar nesse curso, que é um dos primeiros da região a inserir a ênfase da Neuropsicologia nas atividades de ensino da graduação. Tradicionalmente, a Neuropsicologia é uma área da pós-graduação, porém, com o avanço dos métodos e práticas, algumas de suas práticas podem ser desenvolvidas em contextos interdisciplinares. Sinto-me no lugar certo e na hora certa, e isso é reflexo direto do meu contato com grandes pesquisadores e professores durante a formação no mestrado na UFABC.


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Dados | Dissertação 


Título
Percepção musical, inteligência não-verbal e habilidades cognitivo-linguísticas em crianças em processo de alfabetização 

Data da defesa
3 de outubro de 2018 

Nome da orientadora
Profa. Dra. Patrícia Maria Vanzella 

Linha de pesquisa
Cognição musical e transtornos do neurodesenvolvimento 

Link para a dissertação


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Questões | Pesquisa 


Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
Essa pesquisa foi feita com a finalidade de replicar achados de um estudo brasileiro anterior (Zuk et al., 2013), que apresentou uma tarefa musical de aplicação coletiva, em sala de aula, com potencial de rastrear crianças com perfil de risco para o desenvolvimento de distúrbios da aprendizagem, especialmente leitura e escrita. 

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Investigar associações entre os domínios cognitivo-linguísticos e as habilidades musicais em crianças em estágios iniciais de alfabetização, em escolas públicas do município de Santo André.
Objetivos específicos:
∙ Replicar, parcialmente, os achados de Zuk et al. (2013), por meio de uma análise exploratória do desempenho de uma amostra de crianças em tarefas musicais e cognitivo-linguísticas, em escolas públicas do município de Santo André;
∙ Desenvolver uma versão, em gravação digital, da “Tarefa de Transcrição de Sequências Musicais” (MSTT), originalmente concebida para ser executada ao vivo e no violão, em sala de aula, e verificar sua aplicabilidade no contexto escolar;
∙ Desenvolver uma versão monotônica da tarefa “Ritmo da Bateria Montreal de Avaliação de Habilidades Musicais” (MBEMA). Essa tarefa foi chamada, neste estudo, de tarefa “Ritmo Monotônico” (MR);
∙ Comparar o desempenho nas tarefas musicais e cognitivo-linguísticas dos alunos de duas escolas da rede pública municipal, dado que em uma dessas escolas eram oferecidas aulas de música uma vez por semana;
∙ Caracterizar o perfil socioeconômico das famílias participantes e investigar possíveis associações entre os aspectos socioeconômicos e as habilidades cognitivo-linguísticas e musicais. 

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
O estudo foi realizado em duas fases: a primeira etapa em 2016 e a segunda em 2017. Durante cada fase, foram realizadas avaliações individuais e coletivas das habilidades musicais e cognitivo-linguísticas de crianças matriculadas em duas escolas da rede pública municipal de Santo André. Em uma das escolas eram oferecidas aulas de música. Foram utilizadas tarefas que avaliavam diferentes aspectos da percepção musical, e um protocolo de avaliação de diversas habilidades de leitura e escrita das crianças. 

Quais foram os desafios enfrentados?
Conseguir comprar os materiais para a realização da pesquisa. Além disso, durante a segunda fase do estudo (2017), as escolas tiveram mudanças na gestão por conta das eleições municipais, e foi um desafio continuar com a pesquisa que fora previamente aprovada pelo Comitê de Ética. 

Quais foram os principais resultados alcançados? 
Foi possível replicar os achados do estudo original, além de explicar melhor esses achados em termos de novas associações cognitivas entre percepção musical e domínios linguísticos. 

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Este estudo pode ser considerado uma das etapas da consolidação de evidências sobre o potencial do uso de tarefas musicais em intervenções psicopedagógicas em sala de aula. A referida tarefa musical ainda está passando por mais etapas de testagem e aperfeiçoamento; no futuro, pode vir a se tornar uma tecnologia de auxílio no rastreio de dificuldades de aprendizagem, possibilitando que intervenções precoces favoreçam o desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças em estágios iniciais da alfabetização.

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