Página inicial > Ensino > Docentes > Francisco Eugênio Mendonça da Silveira

Francisco Eugênio Mendonça da Silveira

Área: Astrofísica; Dinâmica de Fluídos; Física de Plasmas.

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Espírito Santo(1989), mestrado em Fisica pelo Fundação Instituto de Física Teórica(1993), doutorado em Física pelo Fundação Instituto de Física Teórica(1997), pós-doutorado pelo Fundação Instituto de Física Teórica(1999) e pós-doutorado pela Labo de Physique Theorique et Hautes Energies - Universite de Paris 6(2001).

Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal do ABC, Revisor de projeto de fomento do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Revisor de periódico da Journal of Electromagnetic Waves and Applications (Print) e Revisor de periódico da Progress in Electromagnetics Research B. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas.

Linha de Pesquisa Principal: Irreversibilidade e Ótica dos Metais.

A formulação estendida da termodinâmica irreversível inclui fluxos dissipativos no conjunto das variáveis independentes básicas da entropia. Partindo dessa hipótese, podem-se obter equações de evolução para esses fluxos. Essas equações reproduzem as leis constitutivas clássicas no limite em que as variáveis de interesse variam lentamente no tempo, mas também podem ser aplicadas para variações temporais rápidas. Por outro lado, é bem conhecido que os metais são, em geral, ótimos refletores no regime de baixas freqüências. Entretanto, uma teoria que descreva satisfatoriamente o comportamento ótico dos metais no limite de altas freqüências, e mesmo em freqüências moderadas, é inexistente. Nesses casos, a aplicação da termodinâmica irreversível estendida pode conduzir a uma compreensão melhor do problema.

Lattes

Registrado em: Docentes