Página inicial > Ensino > Docentes > Milca Rachel da Costa Ribeiro Lins

Milca Rachel da Costa Ribeiro Lins

Área: Biotecnologia/Biologia Sintética

Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e Mestrado em Biotecnologia Industrial pela mesma instituição (2014), onde realizou a bioprospecção de Actinobactérias rizosféricas do bioma Caatinga. Atuou como microbiologista na Biofábrica/CETENE (bolsista PCI/MCTI 2014-2015). Doutorado em Biociências e Biotecnologias Aplicadas à Farmácia pela UNESP Araraquara na área de Biotecnologia/Biologia Sintética. Foi possível a reprogramação do metabolismo de purina na bactéria Bacillus subtilis utilizando uma nova ferramenta de pequenos RNAs não codificadores sintéticos, através do design in silico de sRNAs visando melhorar a produção de diversos metabólitos, como purinas e riboflavina. Atuou como pesquisadora visitante durante o doutorado sanduíche no Laboratório de Microbiologia do Professor Matthias Mack na Hochschule Mannheim, Alemanha (bolsista CNPQ/DAAD), entre Abril/2018 a Abril/2019. Realizou pós-doutorado na UNESP Araraquara na área da Biologia Sintética, desenvolvendo circuitos gênicos para aplicação no diagnóstico de doenças relacionadas à microRNAs e RNAs virais. Tem experiência com o design/montagem de circuitos biológicos sintéticos e expressão gênica em sistemas cell-free. Atualmente é Professora Adjunta do Centro de Ciências  Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (CCNH-UFABC), área Biotecnologia, subárea Biologia Sintética.

Milca Rachel da Costa Ribeiro Lins

• Centro: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)
  • Curso(s): Bacharelado em Biotecnologia
  • Sala: 651-3 - Bloco A - Santo André