Página inicial > Notícias > Cientistas da UFABC figuram em ranking global entre os mais influentes do mundo

Cientistas da UFABC figuram em ranking global entre os mais influentes do mundo

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 16h57

Na última semana, a Elsevier, maior editora científica do mundo, publicou a quinta edição da "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators", que listou os pesquisadores mais influentes do mundo. O ranking destacou 1.294 pesquisadores brasileiros, dentre os quais 16 são da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Com trajetória de pesquisa vinculada à UFABC, compõem a lista Amedea Barozzi Seabra, Alana G. Souza, Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho, Derval dos S. Rosa, Dmitri Vassilevich Castro, Fabiula Danielli Bastos de Sousa, Guillermo Raúl Castro, José Vanterler Sousa, João Henrique Lago, João Ricardo Sato, Marcos Duarte, Pedro Henrique Ribeiro da Silva Moraes, Renato A. Antunes, Romulo Gonçalves Lins, Roldão da Rocha e Alexander Zhidenko, contemplando pesquisadores alocados em todos os Centros da UFABC - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS), Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC) e CCNH - Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH).

Dentre as subáreas em que cada cientista desenvolveu suas pesquisas estão: Física Nuclear e de Partículas, Astronomia e Astrofísica, Física Matemática, Ciências do Esporte, Polímeros, Fluidos e Plasmas, Psiquiatria, Materiais, Matemática Geral, Farmacologia e Farmácia, Química Orgânica, Energia, Inteligência Artificial e Processamento de Imagens.

A metodologia utilizada foi elaborada pelo professor John Ioannidis que, juntamente com cientistas da Universidade Stanford, nos EUA, emprega uma abordagem baseada no índice composto de citações (c-core), considerando seis parâmetros, incluindo o número total de citações, o índice h para medir o impacto do trabalho de um pesquisador, o índice de coautoria de Schreiber ajustado (índice hm), e outros relacionados às citações em trabalhos individuais.

Os pesquisadores são categorizados em 22 campos científicos e 174 subcampos, com uma seleção final que compreende os 100 mil principais cientistas do mundo com base em sua pontuação c, juntamente com os 100 mil cientistas classificados no percentual superior de 2% em cada subárea de conhecimento. A análise levou em conta os registros de carreira atualizados até o final de 2022, enquanto os dados mais recentes se relacionam com as citações recebidas ao longo do ano civil de 2022.

A Assessoria de Relações Internacionais e a Pró-Reitoria de Pesquisa da UFABC celebraram o resultado e avaliam que a referida divulgação evidencia o trabalho notável no cenário acadêmico de todas(os) as(os) pesquisadoras(es) da UFABC e, em particular, as(os) que foram reconhecidas(os) e classificadas(os) neste ranking por suas citações, reforçando a reputação da UFABC como uma instituição de excelência em pesquisa.

Para saber mais detalhes acerca dos resultados, acesse a matéria no site da Elsevier.

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC) e Assessoria de Relações Internacionais (ARI UFABC).

Marcador(es):