Página inicial > Notícias > Ex-aluna da UFABC participa de evento com laureados do Nobel em Lindau, na Alemanha

Publicado: Segunda, 24 de Julho de 2023, 11h52

Egressa esteve entre os seis jovens cientistas promissores brasileiros escolhidos para participar da edição de 2023 dos Encontros com Laureados do Nobel em Lindau.

A doutora em Biotecnociência pela Universidade Federal do ABC, Carolina Victoria Junho, foi uma das representantes do Brasil na 72ª Nobel Laureate Meeting em Lindau, Alemanha. O evento reúne anualmente laureados com o Prêmio Nobel e jovens cientistas promissores, e neste ano ocorreu de 25 a 30 de junho de 2023.

A pesquisadora é bolsista de pós-doutorado na Universidade de Aachen, e foi indicada pela fundação alemã Alexander von Humboldt para participar do Lindau Meeting. Além de Carolina, outros cinco jovens cientistas, estes escolhidos pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), representaram o país nas reuniões, cujo objetivo é promover o intercâmbio científico entre diferentes gerações, culturas e disciplinas.

A cientista destaca, com grande satisfação, como a UFABC desempenhou um papel fundamental em sua jornada: "Desde o meu ingresso na universidade, em 2014, tive a oportunidade de vivenciar um ambiente acadêmico estimulante e enriquecedor, que impulsionou meu desenvolvimento como pesquisadora. Durante minha graduação e pós-graduação na UFABC, fui constantemente incentivada a buscar o conhecimento além dos limites disciplinares tradicionais, por essa abordagem interdisciplinar inovadora que tanto conhecemos. Os recursos e infraestrutura disponibilizados pela UFABC, assim como seus professores e suas colaborações, foram essenciais para a realização do meu projeto de doutorado, reconhecido até hoje. Por todas essas razões, sou imensamente grata à UFABC e aos seus profissionais por terem moldado minha formação como cientista e por terem contribuído de maneira significativa para o meu sucesso. A universidade continuará sendo uma fonte de inspiração e referência em minha carreira, e espero que continue a impactar positivamente as futuras gerações de cientistas que passarão por seus corredores."

foto 72th lindau nobel laureate meeting foto carolina victoria junho egressa ufabc

Representantes brasileiros no Encontro do Nobel em Lindau.

Nas fotos, Carolina Victoria Junho com Frances Arnold, Prêmio Nobel de Química (2018) e com Sir John E. Walker, Prêmio Nobel de Química (1997).

Durante o encontro, os representantes tiveram a oportunidade de discutir sobre diversidade e desafios enfrentados pelos cientistas do Hemisfério Sul em sua busca por reconhecimento e igualdade de oportunidades na comunidade científica global. Como uma das principais pautas, os debates abordaram as desigualdades enfrentadas pelos cientistas brasileiros e latino americanos, em geral, no contexto acadêmico mundial.

Como forma de ampliar a conscientização sobre essas questões e estimular mudanças positivas, o grupo divulgou uma carta aberta sobre a situação da ciência no Brasil. Acesse o documento:

CARTA ABERTA DOS REPRESENTANTES BRASILEIROS NO ENCONTRO DO NOBEL EM LINDAU

Marcador(es):