Mestra da UFABC vence prêmio de melhor dissertação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello
Premiação ocorreu em João Pessoa
A estudante da UFABC Luiza Fernandes e Silva venceu o prêmio de melhor dissertação concedido pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM). A premiação contemplou também monografias e teses de doutorado. Além da láurea, o trabalho garantiu à aluna o título de mestra em Relações Internacionais pela Universidade. O prêmio foi entregue no Seminário Nacional da CSVM, em João Pessoa, co-organizado pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) e UFPB (Universidade Federal da Paraíba).
“Esse reconhecimento acadêmico é muito importante não apenas para o meu trabalho de pesquisa e para minha carreira acadêmica, mas também como uma forma de representar, com muito orgulho, o excelente trabalho que é realizado pela UFABC, pelo PPG-PRI (Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais) e pela CSVM da Universidade”, afirmou Luiza.
Intitulada “Mulheres migrantes/estrangeiras encarceradas no Brasil e Relações Internacionais: produção teórica, mecanismos e atores”, a dissertação faz uma minuciosa revisão teórica e análise empírica da temática no País, que tem a terceira maior população feminina carcerária do mundo.
“As pessoas nessa condição enfrentam grandes dificuldades, desde a questão do idioma - muitas delas não dominam a língua portuguesa -, passando pela falta de acesso a itens básicos e pela impossibilidade de manter laços, uma vez que ficam isoladas de suas redes familiares e de apoio. Há também questões decorrentes do status migratório, já que, em muitos casos, são presas em fronteiras ou aeroportos, e, por isso, acabam por enfrentar diversos problemas relativos à documentação”, explicou Luiza.
Segundo ela, sem amparo no Brasil e no país de origem, o apoio a elas fica por conta de organizações da sociedade civil, como a Pastoral Carcerária e o ITTC (Instituto Terra, Trabalho e Cidadania). "Essas organizações, sobretudo o ITTC, fazem esforços para produzir dados e estudos sobre essas populações com o intuito de tirá-las da ‘invisibilização’ e desenvolver a defesa de seus direitos”, disse.
Orientador da aluna, o professor Gilberto Rodrigues explicou que um dos grandes desafios vencidos durante o trabalho foi a reduzida literatura existente sobre o tema. “Os dados de encarceramento feminino são incipientes e sobre encarceramento de mulheres migrantes, praticamente inexistente de maneira organizada”, afirmou.
De acordo com Rodrigues, a orientação foi beneficiada pela maturidade da pesquisadora e pela co-orientação da professora Camila Dias, docente de Políticas Públicas da UFABC e especialista em temas de segurança pública. “A banca de qualificação com a professora Tatyana Friedrich (UFPR) e o professor Acacio Almeida (UFABC) deu uma grande contribuição para o desenvolvimento do trabalho e sua viabilidade exitosa, traduzida no seu resultado final e na banca de defesa”, contou.
O professor sugere que o trabalho seja publicado. Segundo ele, a orientanda segue com a pesquisa sobre direitos humanos, “mas caminha por outras veredas”. Conforme Rodrigues explica, ela “segue interessada em pesquisar a temática de modo mais amplo e certamente aproveitará a sua experiência do mestrado em Relações Internacionais para avançar em novos achados em uma chave agora interdisciplinar”.
“Atualmente, curso o doutorado em Ciências Humanas e Sociais e continuo na linha de estudos sobre Direitos Humanos, porém, com foco mais amplo. No entanto, pretendo prosseguir com esse trabalho paralelamente, tanto enquanto voluntária como academicamente”, afirmou Luiza.
Veja a foto da premiação:

Apresentação em sala de aula (palestra) - Luiza Fernandes e Silva, João Pedro de Moraes (orientando de mestrado da Profa. Andrea Pacheco - UEPB), a Profa. Andrea Pacheco (UEPB), e a Profa. Patrícia Nabuco Martuscelli (University of Sheffield), e discentes da disciplina de "Migração e refúgio na sociedade internacional", do curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Foto da premiação - Profa. Ana Berenice Martorelli (UFPB), Luiza Fernandes e Silva (UFABC) e Prof. Gilberto Rodrigues (UFABC).
Cátedra
A Cátedra Sérgio Vieira de Mello é uma iniciativa do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) que estabelece parcerias com universidades. Na UFABC, a cátedra promove ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão com vistas à proteção e integração local das pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e migrantes, visando a maior inclusão e formação acadêmica de refugiados e solicitantes de refúgio no Ensino Superior, bem como a capacitação de professores e estudantes dentro da temática.
Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC. Atualização em 05/09/2025, às 11h15.
Redes Sociais