Página inicial > Notícias > Posicionamento sobre parecer com teor desrespeitoso direcionado à pesquisadora pertencente à comunidade UFABC

Publicado: Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 11h01

Estimada Comunidade Universitária,

Nesta semana, a UFABC foi surpreendida, com profunda perplexidade e indignação, pelo teor de um parecer direcionado a uma pesquisadora da Universidade, referente ao edital mais recente para bolsas produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que registrou, dentre os argumentos para a não recomendação de concessão da bolsa, a seguinte justificativa: “provavelmente suas gestações atrapalharam essas iniciativas, o que poderá ser compensado no futuro”.

A UFABC discorda veementemente do exposto no parecer e rejeita de forma decidida e absoluta qualquer postura que reitere a perpetuação de estereótipos prejudiciais e discriminatórios em relação às mulheres e às mães envolvidas em pesquisas acadêmicas. É inaceitável qualquer insinuação que vincule a maternidade ou os períodos de gestação a supostas diminuições na produtividade acadêmica. Não é factível que a maternidade seja encarada como um obstáculo à excelência acadêmica - o contrário, é preciso que a maternidade e a parentalidade sejam reconhecidas como vivências enriquecedoras capazes de contribuir para a diversidade e a ampliação de perspectivas críticas no âmbito da pesquisa, do ensino, da extensão e da vida universitária. Além disso, a UFABC entende que a comunidade científica deve ser meio de combate à desigualdade de gênero, e não de sua perpetuação. Nesse sentido, urge que seja superada a perspectiva ainda excessivamente androcêntrica da ciência.

Institucionalmente, a Universidade reafirma seu compromisso de seguir atuando em prol do fortalecimento das políticas de fomento à pesquisa e das políticas de redução das desigualdades de gênero, de modo a viabilizar um ambiente acadêmico cada vez mais justo e equânime, que valorize e respeite a diversidade de experiências vividas por nossas pesquisadoras e pesquisadores e possibilite o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Em relação ao caso em tela, a UFABC lamenta novamente o constrangimento gerado à pesquisadora e clama para que nenhuma outra pesquisadora brasileira tenha que lidar com situação similar.

Cordialmente,

Reitoria da UFABC