Publicação do Inep traz pesquisa da UFABC sobre presença das mulheres em ciências exatas
O livro "Censo da Educação Superior no Brasil: Metodologia, Políticas Públicas e Gestão Educacional", publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), contém dentre seus capítulos um estudo assinado por pesquisadoras e pesquisador da UFABC. Trata-se do artigo "Dados Oficiais para apoio a Iniciativas de Equidade de Gênero em CTIC", que explora a utilização de dados oficiais na formulação de políticas públicas para inserção de mulheres no mercado de trabalho nas áreas de Computação e Tecnologia.
O artigo emergiu do projeto TecMeninas ABC do Laboratório de Computação da UFABC, que investiga a participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). A publicação é uma co-autoria da professora titular Ana Ligia Scot, da pós-doutoranda Alessandra de Castilho, da doutoranda Giselda Ferreira, da doutoranda Yolanda Marcello (todas da UFABC) e de Nayron Costa da UFSCar. As pessoas autoras explicam que um mapeamento de dados de acesso, permanência e conclusão de cursos do Censo de Educação Superior (CES) mostrou a baixa representatividade feminina nas áreas de de Computação, Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). A pesquisa destaca que a predominância masculina nesses ramos, além de limitar a diversidade de perspectivas na criação de produtos e soluções digitais, perpetua as desigualdades de renda entre os gêneros.
O trabalho argumenta que a inclusão de mais mulheres na tecnologia representa um movimento de justiça social e uma estratégia para fomentar a inovação, ampliar perspectivas e garantir que soluções digitais sejam mais representativas e equitativas. As alunas afirmam que os dados do CES formam um alicerce para a criação e aprimoramento de ações afirmativas, programas educacionais, campanhas de incentivo e políticas de inclusão de mulheres nas áreas de STEM.
A metodologia da pesquisa considerou um modelo de monitoramento de resultados dessas eventuais políticas, visando o aprimoramento da disponibilidade de informações e consequente desenho mais eficaz do ensino superior nacional.
O lançamento do livro aconteceu em Brasília no início de novembro, durante o Encontro Nacional do Censo da Educação Superior 2025. A publicação reúne uma análise abrangente das aplicações dos resultados do CES, destacando metodologias, políticas públicas e o uso estratégico dos dados na gestão educacional. A íntegra está disponível na referência abaixo e o capítulo das pesquisadoras da UFABC começa na página 101.
Censo da Educação Superior no Brasil: Metodologia, Políticas Públicas e Gestão Educacional
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Texto adaptado a partir de release enviado pela equipe do projeto TecMeninas ABC
Redes Sociais