Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Notícias > Publicação do Inep traz pesquisa da UFABC sobre presença das mulheres em ciências exatas
Início do conteúdo da página

Publicação do Inep traz pesquisa da UFABC sobre presença das mulheres em ciências exatas

Publicado: Quarta, 19 de Novembro de 2025, 13h38

O livro "Censo da Educação Superior no Brasil: Metodologia, Políticas Públicas e Gestão Educacional", publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), contém dentre seus capítulos um estudo assinado por pesquisadoras e pesquisador da UFABC. Trata-se do artigo "Dados Oficiais para apoio a Iniciativas de Equidade de Gênero em CTIC", que explora a utilização de dados oficiais na formulação de políticas públicas para inserção de mulheres no mercado de trabalho nas áreas de Computação e Tecnologia. 

O artigo emergiu do projeto TecMeninas ABC do Laboratório de Computação da UFABC, que investiga a participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). A publicação é uma co-autoria da professora titular Ana Ligia Scot, da pós-doutoranda Alessandra de Castilho, da doutoranda Giselda Ferreira, da doutoranda Yolanda Marcello (todas da UFABC) e de Nayron Costa da UFSCar. As pessoas autoras explicam que um mapeamento de dados de acesso, permanência e conclusão de cursos do Censo de Educação Superior (CES) mostrou a baixa representatividade feminina nas áreas de de Computação, Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). A pesquisa destaca que a predominância masculina nesses ramos, além de limitar a diversidade de perspectivas na criação de produtos e soluções digitais, perpetua as desigualdades de renda entre os gêneros. 

O trabalho argumenta que a inclusão de mais mulheres na tecnologia representa um movimento de justiça social e uma estratégia para fomentar a inovação, ampliar perspectivas e garantir que soluções digitais sejam mais representativas e equitativas. As alunas afirmam que os dados do CES formam um alicerce para a criação e aprimoramento de ações afirmativas, programas educacionais, campanhas de incentivo e políticas de inclusão de mulheres nas áreas de STEM. 

A metodologia da pesquisa considerou um modelo de monitoramento de resultados dessas eventuais políticas, visando o aprimoramento da disponibilidade de informações e consequente desenho mais eficaz do ensino superior nacional. 

O lançamento do livro aconteceu em Brasília no início de novembro, durante o Encontro Nacional do Censo da Educação Superior 2025. A publicação reúne uma análise abrangente das aplicações dos resultados do CES, destacando metodologias, políticas públicas e o uso estratégico dos dados na gestão educacional. A íntegra está disponível na referência abaixo e o capítulo das pesquisadoras da UFABC começa na página 101.

Censo da Educação Superior no Brasil: Metodologia, Políticas Públicas e Gestão Educacional

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Texto adaptado a partir de release enviado pela equipe do projeto TecMeninas ABC

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página