Página inicial > Notícias > UFABC concede títulos honoríficos à Petronilha Beatriz e Matilde Ribeiro

UFABC concede títulos honoríficos à Petronilha Beatriz e Matilde Ribeiro

Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 12h08

Na última terça-feira, 20 de abril, o Conselho Universitário da UFABC (ConsUni) concedeu, de forma inédita, dois títulos honoríficos Doutora Honoris Causa em uma única sessão: as outorgas serão destinadas às professoras Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Matilde Ribeiro.

A indicação, feita pelo Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NEAB) da UFABC, contou com a relatoria do Pró-reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas, Acácio Almeida. Durante a relatoria, Acácio citou o antropólogo Kabengele Munanga e fez menção aos títulos honoríficos concedidos por universidades nacionais e internacionais a personalidades brasileiras negras, como Elza Soares, Nei Lopes, Milton Santos, Abdias Nascimento e Carolina Maria de Jesus.

O pró-reitor se emocionou ao destacar que os títulos honoríficos concedidos à Petronilha e Matilde são os primeiros destinados pela UFABC às pessoas negras. Acrescentou, ainda, que “as desigualdades não estão apenas lá fora, estão também dentro das universidades públicas, por isso, algumas vozes têm se levantado também dentro da universidade, e eu vejo isso como um grande avanço.”

De acordo com o NEAB-UFABC “este ato não apenas reconhece a importante trajetória dessas duas grandes intelectuais, como também sinaliza a necessidade de construção de uma universidade pública comprometida com as demandas da sociedade brasileira.”

Em 15 anos de existência a UFABC já entregou cinco títulos de doutor honoris causa, considerando os recém-concedidos. O ato decisório que oficializa a concessão dos títulos às professoras Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Matilde Ribeiro será publicado nos próximos dias.