Página inicial > Notícias > UFABC mantém nota máxima em avaliação do MEC

UFABC mantém nota máxima em avaliação do MEC

Publicado: Quinta, 09 de Março de 2017, 15h18

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira (8 de março), no Diário Oficial da União, os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015, indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior brasileiras. Pela 5ª vez consecutiva, a UFABC obteve a nota máxima na avaliação (5). Além disso, saltou do 9º para o 6º lugar no ranking das melhores universidades do Brasil – entre 232 universidades e institutos. Entre as 63 universidades federais, ocupa o 5º lugarAo todo, foram avaliadas 2.111 instituições de ensino superior.

A UFABC participa dessa avaliação desde 2011 e sempre esteve situada na faixa mais alta do IGC (5). Dentre o restrito grupo de 11 universidades que obtiveram a nota máxima, a UFABC é a mais nova, com apenas 10 anos de atividades acadêmicas.

Universidades com nota máxima (5) no IGC/MEC 2015
Nome da IES Sigla UF Ranking Fundação
Universidade Estadual de Campinas UNICAMP SP 1966
Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS RS 1934
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG MG 1927
Universidade Federal de São Paulo UNIFESP SP 1933
Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ RJ 1920
Universidade Federal do ABC UFABC SP 2005
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC SC 1960
Universidade Federal de Viçosa UFV MG 1922
Universidade Federal de Lavras UFLA MG 1908 (ESAL)
1994 (UFLA)
Universidade Federal de São Carlos UFSCAR SP 10º 1968
Universidade de Brasília UNB DF 11º 1962

O MEC divulgou, ainda, os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), referentes ao ano de 2015. A Universidade obteve, também, notáveis distinções no Enade, que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Nessa edição, foram avaliados os seguintes cursos: Políticas Públicas (2ª melhor nota), Relações Internacionais (3ª melhor nota) e Ciências Econômicas (10ª melhor nota).

Essas avaliações positivas demonstram o sucesso do projeto interdisciplinar de educação da UFABC.