Página inicial > Administração > Reitoria > Notícias > Informe Reitoria: Atualizações sobre uso do ginásio poliesportivo da UFABC pela Prefeitura Municipal de Santo André

Estimada comunidade universitária,

Conforme anunciado, aconteceu, nesta segunda-feira (23/05/2022), uma reunião da Reitoria da UFABC com o prefeito do município de Santo André, Paulo Serra, para tratar sobre as intervenções não autorizadas ocorridas no ginásio da Universidade, na última semana.

Durante a conversa, foi esclarecido o seguinte histórico de acontecimentos:

• No dia 16 de maio de 2022, no sentido de acompanhar a atuação da Secretaria de Saúde de Santo André na desinstalação do Hospital de Campanha, a equipe técnica de servidoras e servidores da UFABC vistoriaram, como tem feito semanalmente, o ginásio e seus espaços adjacentes. Na checagem da referida data, a UFABC aferiu que, naquele momento, não havia nenhum sinal de modificação no local.
  • A intervenção, com colocação de revestimento no piso da quadra e de algumas faixas e adesivos com logomarcas, ocorreu após essa data, sem prévio consentimento da universidade. Nenhuma modificação foi realizada na edificação, além da melhoria nas estruturas de iluminação do ginásio, que haviam sido instaladas pela Prefeitura do Município de Santo André para uso do Hospital de Campanha, não configurando qualquer reforma do ginásio, como erroneamente foi divulgado.
  • O jogo anunciado para o sábado (21/05) não aconteceu nas dependências da UFABC. De acordo com as divulgações em redes sociais, a partida foi realizada no município de Sorocaba.

Diante do exposto, durante a reunião desta manhã, ficou repactuado entre a Reitoria e autoridade municipal, que a prioridade para o momento é garantir que o trabalho de desmobilização do hospital de campanha seja concluído com a máxima brevidade e que o espaço seja formalmente devolvido para utilização da UFABC, antes do dia 06/06.

Vale reiterar que o termo de permissão de uso formalizado entre Universidade e Prefeitura de Santo André tem a finalidade exclusiva de cessão do espaço do ginásio e seus espaços adjacentes para instalação de consultórios e Hospital de Campanha e que os fatos ocorridos não geraram qualquer prejuízo material para a universidade.

Convênios de outra natureza, que possam prever compartilhamento de espaços para práticas esportivas, poderão ser discutidos, a partir de um programa de promoção às atividades esportivas de todas as modalidades da UFABC, devidamente formalizados, a partir de amplo diálogo com entidades esportivas e anuência do nosso Conselho Universitário.

A Reitoria lamenta novamente o ocorrido e reitera o compromisso de desenvolvimento institucional em parcerias responsáveis com as autoridades locais, em prol da comunidade universitária e de toda a população do ABC.

Cordialmente,

Reitoria