O que esperarmos para nossa Universidade em 2020?
![]()
Em geral, 2019 foi um ano em que as universidades públicas brasileiras tiveram que lidar com situações conjunturais gravíssimas e, em muitos casos, inéditas. A estabilidade do planejamento orçamentário, a defesa da legitimidade científica e o esforço em proteger a autonomia universitária foram pautas ininterruptas em nossa comunidade e prioritárias para a gestão.
Infelizmente, para 2020, desafios ainda mais preocupantes já vêm se apresentando, como a proposta de emenda constitucional em tramitação que discute o fucionalismo público e que pode colocar em risco as condições de trabalho em nossa instituição.
Enquanto gestão, permaneceremos a postos e atentos às questões políticas e econômicas relacionadas às universidades públicas brasileiras e às instituições democráticas de nosso país.
Ademais, continuaremos nos dedicando à revisitação de procedimentos e buscando alternativas para a consolidação de uma administração pública ágil e sustentável.
Processos importantes já foram iniciados, como a revisitação ao nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a organização sistematizada e dialógica dos regimentos internos de todas as áreas da Universidade e a instituição do Grupo de Trabalho para revisão do Estatuto e do Regimento Geral da UFABC.
Ainda, diante de seu caráter transversal, a administração dos recursos de custeio da Universidade também permanece como uma das maiores responsabilidades da gestão.
Nesse sentido, as ações de nossa gestão, em 2020, serão conduzidas a partir das seguintes diretrizes: Manter, Recompor, Ampliar e Inovar.
- MANTER: Serviços básicos da Universidade para Ensino, Pesquisa e Extensão, nos níveis de excelência que o nosso projeto exige;
- RECOMPOR: Viabilizar formas para recomposição de serviços e postos de trabalho, a partir da identificação de atividades com situações mais críticas, que foram suprimidas nos últimos anos, em função das restrições orçamentárias.
- AMPLIAR: Avaliar condições no planejamento que possibilitem ampliação de atividades que já estão em andamento e que possam estar reduzidas e/ou com restrições. Buscar caminhos para ampliarmos, por exemplo, convênios e cooperações com os setores públicos e privados, a pesquisa, a internacionalização, a extensão universitária e outras frentes.
- INOVAR: Dentro das ações existentes, no propomos a pensar novos modelos de gerenciamento que considerem maior otimização de recursos e que eliminem procedimentos ineficientes, que vêm sendo repetidos há algum tempo na instituição. A possibilidade de criação de um sistema único de bolsas acadêmicas, integrando ProGrad, ProEC, ProPes e ProAP, é um dos exemplos que já vem sendo estudado por nossos gestores.
Assim, no cenário geral, seguimos sem jamais nos furtarmos do debate público e do constante diálogo com nossa comunidade. Iniciamos esse 2020 convictos de nossa imprescindibilidade para o desenvolvimento do país, ainda mais comprometidos em defender a Universidade Pública enquanto um patrimônio nacional e dispostos a trilhar cada vez mais caminhos que nos aproximem da sociedade brasileira.
No âmbito de nossa administração interna, mantemos a sobriedade para lidar com os limites orçamentários, mas priorizando, acima de tudo, a sustentação e o aprimoramento da excelência e da inclusão, valores fundamentais de nossa Universidade.
Texto publicado no Comunicare, edição nº 243 - Fevereiro 2020
Assessoria de Relações Públicas
Reitoria • UFABC
20/02/2020
Redes Sociais