Página inicial > Administração > Reitoria > Notícias > Um olhar cuidadoso: revisitando nosso PDI

Um olhar cuidadoso: revisitando nosso PDI

Os pilares que constituem a UFABC têm se consolidado a cada dia. Em pouco mais de uma década, desde o início de suas atividades, nossa jovem Universidade já é amplamente reconhecida por sua essência interdisciplinar, inclusiva e de excelência. Tal reconhecimento é fruto de amplos e cotidianos esforços de todos os atores que compõem nossa comunidade universitária.

No âmbito da gestão, um dos principais documentos que vem balizando a condução de ações de ensino, pesquisa, extensão e de políticas afirmativas é o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFABC, o nosso PDI. Elaborado a partir de um processo democrático e participativo e com período de abrangência compreendido entre 2013 e 2022, o material tem sido uma importante referência para os órgãos colegiados e os dirigentes da Universidade.

Recentemente, visando a compreender os caminhos já percorridos ao longo dos últimos anos, acompanhar as metas e as ações em andamento, assim como vislumbrar os desafios propostos para a execução do PDI, sem desconsiderar a conjuntura, foi reconhecida a necessidade de revisitar o documento, exatamente para dimensionar as condições da permanência de tão importante referencial para a missão institucional da UFABC.

Nesse sentido, a Reitoria conduziu a formação de um grupo de trabalho, coordenado pela professora Ana Lígia Scott e composto por representantes dos docentes, dos técnicos administrativos e dos estudantes da UFABC. O grupo vem atuando desde o segundo quadrimestre e, de acordo com a coordenadora, “a proposta da revisitação do PDI reflete uma preocupação em resguardá-lo e preservar o que nele tem de melhor, tentando estabelecer degraus e metas intermediárias, que nos permitam acreditar que o que foi previsto não está tão distante da viabilidade em realizá-lo na sua totalidade”.

O grupo tem mantido reuniões periódicas, convidando também atores institucionais ligados diretamente às metas previstas no PDI 2013-2022 para compreender seu horizonte de execução, além de estabelecer contato com conselheiras e conselheiros e encaminhado conversas com as entidades representativas. De acordo com Ana Lígia, a proposta é que, em setembro, durante o I Congresso da UFABC, um relatório seja apresentado para nossa comunidade em sua versão preliminar. Posteriormente, o documento será submetido à apreciação dos Conselhos Superiores.

Olhar cuidadosamente para o PDI é um compromisso de todos nós e fundamental para manter a plausibilidade das metas que garantem a essência do que é nossa Universidade. Em breve, serão divulgados os detalhes sobre o evento que integrará a programação do Congresso da UFABC, convidando toda a comunidade a conhecer e debater este importante trabalho conduzido pelo GT.

nossafederal extenso verde

Assessoria de Relações Públicas