Página inicial > Artigos > Autonomia com inserção

Autonomia com inserção

Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2011, 12h00

Prof. Dr. Sidney Jard da Silva i

Inicialmente gostaria de dizer que é uma grande honra representar e homenagear os integrantes do primeiro Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Poucos conhecem esta história, mas não fomos os primeiros conselheiros de uma universidade pública federal na região do ABC. Entre outubro de 1963 e março de 1964, uma equipe de renomados acadêmicos integrou o Conselho Universitário do que seria a Universidade Federal de São Paulo (UFSP), com sede aqui no ABC Paulista.ii Mas em 01 de abril de 1964, este Conselho foi prematuramente extinto. Foram necessários mais de quarenta anos para que um novo Conselho Universitário de uma universidade pública federal se instalasse na região, "aos 22 de março de 2007".iii Motivação para este singelo tributo.

Quatro décadas de resistência e de luta pela redemocratização do País. Muitos dos que estão aqui, nesta belíssima solenidade pelos 5 anos da UFABC, foram protagonistas de diferentes momentos desta história, dentro e fora da academia (inclusive o presidente da República que sancionou a lei de criação desta Universidade e que hoje tanto nos honra com a sua presença, o senhor Luiz Inácio Lula da Silva).

Parafraseando Darcy Ribeiro, por ocasião da retomada democrática da Universidade de Brasília (UnB), "aqui [também] estão muitas presenças ausentes". O próprio Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira, Florestan Fernandes, Paulo Freire, o nosso colega Sandro Silva e Costa. Todos aqueles que acreditaram que o papel da universidade é tomar o Brasil como problema. A sociedade brasileira como problema. No nosso caso, a região do ABC e tudo o que ela significa para o desenvolvimento econômico, político e social do País como problema.

E foram muitos os problemas que enfrentamos e confrontamos no primeiro Consuni. Inúmeros debates, questionamentos, críticas, divergências. "Educação é controvérsia".iv Mas ali, juntamente com o Conselho de Ensino e Pesquisa (Consep), ao qual tomo a liberdade de estender esta pequena homenagem, assentamos a base de um novo projeto universitário para o Brasil: a reestruturação do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT); a criação do Bacharelado em Ciências e Humanidades (BCH); a consolidação dos programas de pós-graduação e dos núcleos de pesquisa; o fortalecimento da extensão universitária; a ratificação da UFABC como instituição pública de direito público; a adesão ao Novo Enem como critério único de seleção, o que tornou o BCT o curso mais procurado do País e o BCH um dos mais disputados na área de Ciências Sociais.

Autonomia com inserção, este foi o principal desafio do primeiro Consuni: afirmar e a reafirmar o compromisso da Universidade com a sociedade brasileira e com a região do ABC; sem abrir mão da autonomia do campo acadêmico em relação ao campo econômico, ao campo político e ao campo social.v A história nos ensinou que não há Universidade sem autonomia; mas tampouco pode haver autonomia universitária sem inserção social. Por tudo isso, senhoras e senhores, sigamos juntos na construção da universidade brasileira, ela mesma, como "problema e solução".vi

i Discurso proferido em 16 de setembro de 2011, durante cerimônia comemorativa pelos 5 anos da Universidade Federal do ABC (UFABC), em homenagem aos integrantes do seu primeiro Conselho Universitário (Consuni).

ii Fausto Castilho.

iii Ata da primeira reunião ordinária do Consuni.

iv John Dewey.

v Pierre Bourdieu.