Página inicial > Artigos > Carta aberta do ex-reitor da UFABC, Adalberto Fazzio

Carta aberta do ex-reitor da UFABC, Adalberto Fazzio

Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2010, 12h21

O texto do ex-reitor traz comentários e esclarecimentos a respeito de informações veiculadas na imprensa sobre a UFABC.

"Considerando o veiculado pelo jornal 'O Estado de São Paulo' nos últimos dias, na qualidade de Reitor desta Universidade nos últimos 18 meses, e em respeito à sociedade e, em especial, à comunidade universitária, venho aqui me manifestar informando que:

1. Em complemento à afirmação do Exmo. Ministro, Prof. Fernando Haddad, de que há recursos para as construções no campus de Santo André, tanto que toda a obra já está com os empenhos financeiros necessários para sua conclusão, venho esclarecer o que segue.

A obra no campus de São Bernardo foi licitada, portanto, com empenho já feito, para toda a terraplanagem, infraestrutura necessária para uma gleba não urbanizada, e os dois primeiros edifícios. No entanto, a complementação da chamada fase 1 nesse segundo campus, composta da biblioteca, auditório, refeitório, suporte administrativo, unidade de pesquisa para as engenharias e unidade de pesquisa para cognição, computação e biologia, dependerão de aporte de recursos adicionais que estão ainda em negociação junto ao MEC. Com esse propósito foi feita uma solicitação em junho de 2009 objetivando a inserção no orçamento UFABC de 2010. Como não pôde ser atendida naquela ocasião, em agosto foi encaminhado pedido de descentralização orçamentária que também não pôde ser contemplado. A UFABC continua mantendo todo o empenho nos contatos junto ao ministério para viabilizar essa fase inicial de São Bernardo;

2. O acompanhamento e a identificação das causas da evasão foram preocupação permanente de nossa gestão, sendo inclusive objeto de um levantamento feito junto aos evadidos. Além das dificuldades inerentes à implantação de um modelo acadêmico reconhecidamente inovador, a principal causa apontada de desistência em cursar a UFABC, dentre os que responderam a pesquisa, foi o fato dos mesmos terem entrado, posteriormente, em outras instituições, principalmente nas universidades públicas paulistas.

3. Os cálculos apresentados na nota de esclarecimento da Reitoria, divulgada na página da UFABC em 23 de fevereiro, mostram claramente a melhora significativa nos índices de evasão, no decorrer desses três primeiros anos de existência, quando caíram de 46% para 17%. A difusão gradativa do novo modelo pedagógico praticado, a significativa e crescente produção científica dos nossos pesquisadores, a excelente avaliação obtida pelos nossos programas de pós-graduação, a progressiva inserção na região em que está inserida certamente contribuíram para que esse quadro melhorasse ultrapassando, inclusive, a média nacional. E, o sucesso do último processo seletivo, via ENEM/SISU, indica que estamos trilhando o caminho certo e que emparelharemos, em pouquíssimo tempo de vida, com as IFES que detêm os melhores índices de sucesso na graduação.

4. Por fim, gostaria de colocar que a obra em Santo André é de grande porte, com quase 100 mil metros quadrados, dos quais já estão entregues cerca de 15 mil e em fase final mais cerca de 37 mil metros quadrados de construção, além da infraestrutura para funcionamento dos mesmos. Quando houve atraso injustificado houve a adoção das penalidades previstas no contrato, que inclusive é rigorosamente fiscalizado por firma especializada, sob a direção de equipe interna e a supervisão de comissão composta por docentes e técnicos administrativos da nossa instituição.

5. Obras de grande porte num processo inicial de implantação podem, e em geral o fazem, gerar problemas de logística. Mas, tenham certeza, que em pouco tempo estaremos ombro a ombro com as melhores instituições universitárias de nosso país e com uma excelente condição de infraestrutura e de edificações, base para a prática de uma universidade pública de qualidade."

Adalberto Fazzio
Ex-reitor da UFABC