Página inicial > Artigos > Discurso de posse

Discurso de posse

Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2010, 09h32

Discurso do reitor Helio Waldman, proferido na ocasião de sua posse no Ministério da Educação em 8 de fevereiro de 2010.

É com grande senso de responsabilidade que recebo, neste momento, a incumbência de conduzir a mais importante iniciativa pedagógica da Universidade brasileira neste século. Situada no berço da indústria nacional, junto a uma das maiores concentrações urbanas do mundo, a Universidade Federal do ABC já nasce comprometida com a tarefa de inovar o ensino superior diante de um cenário marcado por urgentes desafios e rápidas mudanças no aparato tecnológico da Humanidade.

As tecnologias utilizadas pelo Homem sempre estiveram em mudança. Na Antiguidade, porém, os ciclos tecnológicos duravam séculos, de maneira que o conhecimento tecnológico aparecia a cada indivíduo como se fosse um elemento estático da cultura. Já no século XX houve uma importante aceleração, reduzindo a duração dos ciclos tecnológicos a décadas, o que deu visibilidade às mudanças. Hoje, muitas tecnologias duram apenas alguns anos ou meses, enquanto outras apenas ensaiam uma breve passagem pelo mundo do trabalho e da produção. Assim, enquanto na Antiguidade cada ciclo tecnológico cobria várias gerações, passando até de pai para filho, hoje cada geração vê desfilar diante de si uma sucessão de tecnologias, seja no trabalho ou na vida cotidiana, na saúde como na doença, etc.

Neste cenário, não faz mais sentido preparar as pessoas apenas para um contexto tecnológico específico. É preciso antes prepará-las para a incessante mudança desse contexto, tomando como referência os valores permanentes da vida humana. Isso exige que se busque uma nova estrutura para o ensino superior, na qual se entenda a tecnologia como um processo dinâmico, remetendo-a aos seus fundamentos científicos e aos seus desdobramentos sociais e econômicos. O modelo pedagógico adotado pela UFABC procura atender a esses imperativos, aprofundando a compreensão dos processos envolvidos na inovação tecnológica, e assim capacitando as novas gerações de brasileiros a enfrentar os desafios do século XXI.

A implantação desse modelo está em andamento, mas muito já foi feito graças ao denodado esforço e à clarividência dos Reitores que me precederam; ao trabalho das suas equipes dirigentes, das quais tive a honra de participar; à dedicação dos servidores docentes e técnico-administrativos, que não têm medido esforços nem talento para construir a Universidade; ao entusiasmo e garra dos nossos alunos, que têm compreendido muito bem o alcance da proposta pedagógica da UFABC; e ao apoio do MEC, que não nos tem faltado.

A todos rendo a minha homenagem e convido para continuarmos na construção da Universidade Federal do ABC.

Muito Obrigado.

Helio Waldman