Página inicial > Artigos > UFABC, sua missão

UFABC, sua missão

Publicado: Segunda, 02 de Junho de 2008, 12h19

Mensagem do reitor da UFABC, professor Luiz Bevilacqua, que abre aedição deste ano do "Manual do Candidato". O texto fala dos conceitose ideais que norteiam a universidade, enfatizando que a construçãodesse novo projeto depende da participação efetiva dos estudantes.

A Universidade Federal do ABC foi criada para contribuir, direta eindiretamente, para com a educação integral do povo brasileiro, avançaro conhecimento, particularmente nas áreas das ciências naturais,matemática, computação e tecnologia e atender, naquilo que lhe cabe, àsdemandas técnicas dos setores produtivos.

Consoante o progresso da ciência e da tecnologia, com a reorganizaçãodos processos produtivos e a velocidade com que evolui a sociedademoderna, a UFABC oferece um curso interdisciplinar sem barreirasdepartamentais, estimulando seus alunos, desde cedo, a tomarem decisõescríticas para suas próprias vidas; inserindo-os num ambiente sempaternalismos, mas colaborativo; incentivando a busca constante daauto-superação. Neste processo pedagógico, privilegia-se o exercício dacriatividade, em lugar de submeter os estudantes à atitude passiva desimples receptores de conhecimento. Consciente de que a história vemsendo cada vez mais comprimida no tempo, a UFABC procura oferecer aosseus alunos diversas visões históricas da evolução do pensamento e dacivilização contemporâneos, mostrando que não existe verdadeiraeducação sem o componente humanista, que nos torna membros de umasociedade verdadeiramente humana.

A UFABC tem, ainda, comoparte de sua missão, abrir novas vias na grande aventura proporcionadapela pesquisa científica e tecnológica sem fronteiras, aplicando-se nabusca incessante da descoberta dos segredos da natureza, na invenção denovas tecnologias e na crítica racional rigorosa, a que deve sersubmetida toda produção intelectual universitária. A UFABC não impõelimites à ousadia científica e tecnológica e tem a pretensão de abrirfronteiras inexploradas na esfera do conhecimento cientifico, sempreconceitos e sem complexos de auto-exclusão da comunidade científicaconsiderada de primeira classe.

A UFABC preocupa-se,sobretudo, com as necessidades do humano pensador antes do humanoconsumidor. Para isso, promove a divulgação do conhecimento científicoe tecnológico, procurando levar à sociedade em geral a beleza e aalegria de conhecer, recuperando a capacidade inerente a todo serhumano de se encantar diante dos mistérios da natureza e o prazer dedescobrir e entender os mecanismos admiráveis que regulam os fenômenosnaturais, que são, quanto mais simples, mais verdadeiros.

Tudo isso não se constrói sem a participação ativa e corajosa de nossosestudantes. Você que decidiu candidatar-se a esta Universidade deveestar consciente de que este novo projeto exige muito trabalho ededicação, baixa aversão ao risco e à ousadia. Queremos oferecer umaformação que torne nossos estudantes agentes de transformação nestemundo caracterizado por mudanças cada vez mais rápidas. Queremos umanova geração, criativa e empreendedora. Estejam certos de que estecaminho não é plano e suave, mas acidentado e áspero. Não é umpresente, mas uma conquista.

Se você aceita o desafio, junte-se a nós.

Luiz Bevilacqua
Reitor da UFABC