Página inicial > Comunicare > Teletrabalho na UFABC: orientações e próximos passos para implementação

Teletrabalho na UFABC: orientações e próximos passos para implementação

Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 09h32

Nas últimas semanas, a Comissão pro tempore de Acompanhamento da Realização do Teletrabalho (CART) tem atuado no sentido de organizar os fluxos que viabilizarão o início da modalidade na UFABC. Os primeiros documentos disponibilizados pela comissão (tabela de atividades, plano de trabalho e o manual) já tem possibilitado às áreas da Universidade mapear seus processos e organizar as atividades que poderão ser desempenhadas nesta modalidade de trabalho.

Por se tratar de um novo procedimento no âmbito institucional, a comissão tem respondido às dúvidas que chegam por e-mail e estabelecido alguns momentos de tira-dúvidas com servidoras(es). Um desses momentos aconteceu na última quinta-feira,  4 de agosto. Na ocasião, as atuais componentes da comissão disponibilizaram duas horas de atendimento, em modalidade remota,  para orientar sobre as melhores práticas de preenchimento da planilha de atividades, esclarecer como o plano de trabalho deve ser  elaborado e pontuar os próximos passos para efetivar o teletrabalho na Universidade.

Durante esse momento de interação com servidoras(es), foi explicado que, com o preenchimento das tabelas de atividades e dos planos de trabalho prontos, nos próximos dias, as chefias das unidades administrativas de cada setor poderão inserir as propostas, via SIG-SIPAC, para apreciação da comissão.

Nessa etapa de análise, a comissão se aterá a avaliar se o preenchimento dos documentos apresentados estão em concordância com os termos estabelecidos pela Resolução ConsUni nº 221. Vale lembrar que o mérito das atividades indicadas pelas áreas, assim como os parâmetros de complexidade e de tempo de execução das mesmas, são validadas entre chefias e equipes.

De acordo com Fatima Crhistine, coordenadora da Comissão, “nós sabemos que cada área possui suas especificidades e partimos do pressuposto de que as equipes construíram as tabelas e os planos a partir do diálogo coletivo. Nosso papel é o de averiguar se as tabelas e planos de trabalho estão preenchidos corretamente e indicar eventuais necessidades de ajustes”.

Após aprovação via SIG-SIPAC, as chefias serão notificadas e a comissão trabalhará para carregar as listas de atividades em outro sistema, adaptado exclusivamente para gestão do teletrabalho na UFABC. Ainda no mês de agosto, promoverá oficinas com as chefias no intuito de viabilizar a formalização com a expectativa dos planos de trabalho de cada unidade administrativa e liberar para adesão das(os) servidoras(es).

Para Fatima, “por se tratar da primeira leva de implementação da modalidade de teletrabalho na UFABC, estamos em um esforço intenso e com cronograma de implementação exclusivo para este mês de agosto. Esperamos viabilizar às unidades administrativas que tiverem condições de se adequar aos prazos, que, em setembro,  já estejam atuando formalmente nesta modalidade de trabalho”.

Vale lembrar que o cronograma proposto pela comissão pró-tempore para o mês de agosto visa possibilitar mais agilidade neste momento de implementação do teletrabalho. Independente dos prazos iniciais estabelecidos, as propostas das unidades administrativas poderão ser submetidas em fluxo contínuo para a comissão. Inclusive, em breve, será iniciado o processo de eleição da comissão formal.

Confira, abaixo, o infográfico com as etapas de implementação do teletrabalho e o cronograma de trabalhos proposto pela comissão pró-tempore para este mês de agosto.

INFOGRÁFICO

ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO

• Recebimento do primeiro lote de processos - de 08 a 10 de agosto  (*);
  • Análise do primeiro lote de solicitações e inserção das informações da tabela de atividade no sistema pela Comissão pro tempore de Acompanhamento da Realização do Teletrabalho (CART). Nesta fase poderão ocorrer comunicações entre a CART e as Chefias para possíveis ajustes;
  • Ciência aos Gestores/Chefias Imediatas do resultado final da análise e orientações para submissão do Teletrabalho no Sistema;
  • Publicação do Resultado no Boletim de Serviço;
  • Oficinas para a Chefias Imediatas  referente a utilização do sistema para cadastramento e acompanhamento do Teletrabalho pela área.

A CART está trabalhando com a possibilidade de implantação da Teletrabalho na UFABC já na primeira quinzena de setembro/2022.  Serão divulgadas oportunamente as datas das etapas indicadas.

(*) O fluxo de solicitação de Teletrabalho pelas áreas será contínuo a partir de 11/08/2022.

CONTATO COMISSÃO

Mais informações, consulte a página: Programa de Gestão e Desempenho PGD - UFABC (modalidade teletrabalho)

Registrado em: Comunicare online