Página inicial > Divulgação Científica > Destaques > Pesquisa de mapeamento epidemiológico foi tema em publicação do MCTI

Pesquisa de mapeamento epidemiológico foi tema em publicação do MCTI

Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 17h00

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) divulgou recentemente em seu sítio na internet o projeto da UFABC de mapeamento epidemiológico para prever a propagação da Covid-19 por biomarcadores de vírus no esgoto sanitário. Sob coordenação do professor Rodrigo Bueno, o trabalho de análise começou em julho do ano passado com amostras coletadas em cinco pontos da Região do ABC. A notícia destaca que os "dados do projeto permitem antecipar o aumento de casos da doença em 2 a 14 dias, principalmente quando a análise é feita em pontos com menor população, como vilas, bairros e condomínios".

A matéria cita também outras características do estudo como a alternativa para cálculo estimado de assintomáticos e potencial como fonte de informações para ações de saúde pública. Em declaração ao MCTI, o professor Rodrigo revela que os resultados mostram locais com elevada carga viral nas últimas semanas onde antes não havia a presença da RNA da Covid-19, o que posteriormente foi refletido nos números das Secretarias de Saúde. A notícia lembra que o projeto foi escolhido pelo edital do MCTI em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Saúde.

Íntegra da matéria no MCTI.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC

José Godoy