Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas pós-graduadas > A ciência e o cientista em "Guerra dos Mundos"

A ciência e o cientista em "Guerra dos Mundos"

Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 18h00

renan siqueira da silvaRenan Siqueira da Silva, egresso do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC, pesquisou, durante o mestrado, acerca do cinema como fonte histórica para o estudo das imagens da ciência, a partir do livro e do filme “Guerra dos Mundos”.

Um de seus principais objetivos era comparar os referidos livro e filme, e verificar como dialogaram com seus períodos de produção – 1898 e 1953, respectivamente. Para tanto, realizou uma pesquisa de interface entre três áreas – história, ciências naturais e cinema –, a partir de diversas referências e metodologias, como a análise fílmica.

Para o pesquisador, manifestações artísticas de massa, como o cinema, são capazes de moldar a conceituação e o imaginário social sobre os temas que abordam. Seu intuito, portanto, era analisar como as citadas obras podem ter influenciado a imagem da ciência e do cientista na conjuntura histórica em que foram realizadas.

Além de mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela UFABC, Renan cursa o doutorado no mesmo programa de pós-graduação. É graduado em Física pela Universidade de São Paulo e, atualmente, trabalha como professor, representante de departamento e monitor em um colégio situado na capital paulista.

Dados | Egresso

Nome completo
Renan Siqueira da Silva

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática | Universidade Federal do ABC (em andamento);
∙ Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática | Universidade Federal do ABC (2018);
∙ Licenciatura em Física | Universidade de São Paulo (2014).

Profissão / experiência profissional
∙ Colégio Emilie de Villeneuve | Professor de Física, representante de departamento e monitor do 9° ano (desde 2020);
∙ Outras experiências como docente: Colégio Santo Antonio de Lisboa, SESI, ETEC e Externato Santo Antonio.

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática.

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
Foi extremamente enriquecedora para a minha formação enquanto pesquisador e como ser humano.

Dados | Dissertação

Título
A ciência e o cientista em Guerra dos Mundos (1953)

Data da defesa
8 de outubro de 2018

Nome do orientador
Prof. Dr. Breno Arsioli Moura

Linha de pesquisa
História das Ciências e Matemática e interfaces com a Educação

Link para a dissertação

Questões | Pesquisa

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
A utilização do cinema como fonte histórica para o estudo das imagens da ciência na Guerra Fria. Escolhi esse tema porque sou um grande entusiasta do cinema e acredito que manifestações artísticas de massa moldam nossa conceituação sobre diferentes áreas. Desse modo, é necessário estudá-las para se compreender o imaginário social sobre esses conceitos.

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Comparar o livro Guerra dos Mundos (1898) com o filme homônimo (1953), para verificar em que medida essas obras dialogaram com seus períodos de produção.

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Utilizei elementos da análise fílmica para analisar o filme, e procedi a uma comparação entre ele e o livro.

Quais foram os desafios enfrentados?
Por ser uma pesquisa de interface – história, ciências naturais e cinema –, a metodologia foi desafiadora. Além disso, foi necessário apropriar-me de referências de diferentes áreas.

Quais foram os principais resultados alcançados?
Em termos de divulgação, os resultados foram publicados em duas revistas e um capítulo de livro. Além disso, atualmente estou na fase final do doutorado na UFABC, cujo projeto foi gestado a partir da minha experiência no mestrado.

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Ao expandir o conceito de fontes históricas no campo da história das ciências para todas as manifestações humanas – englobando, por exemplo, obras artísticas –, podemos compreender com maior detalhamento os períodos históricos estudados, e contribuir com os debates historiográficos presentes. Além disso, em tempos de ampliação do negacionismo científico, faz-se necessário compreender como a massa da população constitui seu imaginário sobre o funcionamento da ciência. Nesse sentido, obras fílmicas representam um caminho frutífero para se obter essa compreensão, visto que se tratam de manifestações artísticas de massa e, portanto, influenciam e são influenciadas pela conjuntura histórica em que estão localizadas.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas