Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas pós-graduadas > Alocação ótima de bancos de capacitores em sistemas de distribuição de energia elétrica

Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2022, 16h00

diego jose da silvaDiego José da Silva, egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFABC, pesquisou, durante o mestrado, uma nova proposta para a otimização de sistemas de distribuição de energia elétrica.

Seu principal objetivo era desenvolver um algoritmo simples, eficiente e de baixo custo computacional para alocar, de forma otimizada, um banco de capacitores (dispositivos que armazenam energia elétrica) nos referidos sistemas.

De acordo com o pesquisador, a nova metodologia apresentada em sua dissertação pode contribuir para a redução de perdas técnicas de energia, que costumam afetar as empresas concessionárias. Além disso, pode colaborar para modernizar a resolução desse problema, viabilizar o fornecimento de energia sem interrupções, e minimizar o repasse financeiro à sociedade.

Após a conclusão do mestrado em Engenharia Elétrica, em 2020, Diego ingressou no doutorado em Energia da UFABC. O tema de sua tese é a alocação e análise de fontes intermitentes em redes de distribuição de energia elétrica. Graduado em Engenharia Elétrica, atualmente trabalha como professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Dados | Egresso

Nome completo
Diego José da Silva

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Doutorado (em andamento) em Energia - Universidade Federal do ABC
∙ Mestrado em Engenharia Elétrica - Universidade Federal do ABC
∙ Especialização em Negociação e Vendas - Universidade Nove de Julho
∙ Graduação em Processos Gerenciais - Universidade Nove de Julho
∙ Graduação em Engenharia Elétrica - Universidade Nove de Julho
∙ Curso: Eletrotécnica - Obra Social Dom Bosco
∙ Curso: Eletricista Instalador - SENAI

Profissão / experiência profissional
∙ Desde 2020: Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
Professor do ensino básico, técnico e tecnológico

∙ De 2014 a 2018: Ferramentas Gerais Comércio e Importacão
Promotor técnico de materiais elétricos

∙ De 2010 a 2014: Tibério Construções
Ajudante de eletricista e auxiliar de engenharia

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Engenharia Elétrica

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
Este curso me permitiu ver o ensino e a educação de uma forma melhor. Abriu portas para conseguir um emprego como professor na rede federal de ensino.

Dados | Dissertação

Título
Alocação ótima de banco de capacitores em sistemas de distribuição utilizando um algoritmo híbrido

Data da defesa
27 de novembro de 2020.

Nome do orientador
Prof. Dr. Edmarcio Antonio Belati

Linha de pesquisa
Modelagem e simulações computacionais

Link para a dissertação

Questões | Pesquisa

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
O tema foi a otimização de sistemas de distribuição de energia elétrica. Escolhi esse tema devido à importância dos sistemas de energia operarem da forma mais eficiente possível, com baixo custo para as concessionárias e para a sociedade.

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Desenvolver um algoritmo simples e eficiente para alocar um banco de capacitores (dispositivos que armazenam energia elétrica). O objetivo específico era combinar técnicas exatas e aproximadas, o que levou a um algoritmo preciso e eficiente e à proposta para redução de perdas de energia.

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Primeiramente, modelamos o problema em uma função matemática. Na sequência, aplicamos em algoritmos consolidados da literatura com alguns ajustes, para performar em um método híbrido. Combinamos uma metaheurística (polinização de flores) com um método exaustivo, e testamos em redes elétricas bem conhecidas da literatura de 10, 69 e 85 barras.

Quais foram os desafios enfrentados?
Desenvolver um algoritmo com baixo custo computacional e com resultados satisfatórios em relação aos já existentes.

Quais foram os principais resultados alcançados?
Os resultados foram positivos, o que levou a algumas publicações em revistas de importante impacto na área, como esta: FPAES: A Hybrid Approach for the Optimal Placement and Sizing of Reactive Compensation in Distribution Grids

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Acredito que contribui com uma nova metodologia para resolver um problema enfrentado pelas empresas de energia: as perdas técnicas de energia por efeito Joule. Dessa forma, a pesquisa pode contribuir para que as empresas modernizem sua maneira de lidar com esse problema, e forneçam energia de qualidade e sem interrupções às pessoas – além de reduzirem o repasse financeiro à sociedade.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas