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Ensino de Ciências: os recursos didáticos mais utilizados na educação básica

Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 18h00

Kely Cristina Bueno, egressa do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC, pesquisou, durante o mestrado, acerca da utilização de recursos, procedimentos e espaços escolares nas aulas de Ciências Naturais do Ensino Fundamental I.

Um de seus principais objetivos era verificar a variedade e a frequência de utilização dos referidos recursos didáticos por professores de diversas regiões brasileiras, bem como investigar sua participação no processo de escolha dos livros didáticos adotados nas escolas em que lecionam.

Dentre os resultados observados, a pesquisadora constatou que os recursos e procedimentos mais utilizados foram: giz, lousa, resolução de questionários e exercícios, seguidos de outros materiais impressos e audiovisuais. Entre os espaços, os mais citados foram a biblioteca e a sala de informática. De acordo com a egressa, os dados de sua pesquisa podem contribuir para questões relativas a investimentos, planejamento e formação de professores.

Além de mestra em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela UFABC, Kely é doutora em Educação pela USP. É graduada em Ciências Biológicas e em Pedagogia, e cursou duas especializações: em Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e em Novas Tecnologias Educacionais. Atualmente, é professora do Ensino Fundamental na rede pública, pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.

 

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Dados | Egressa

Nome completo 
Kely Cristina Bueno 

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Doutorado em Educação | Universidade de São Paulo (2019 - 2023);
∙ Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática | Universidade Federal do ABC (2016 - 2017);
∙ Especialização em Novas Tecnologias Educacionais | Faculdade Batista de Minas Gerais (2018 - 2019);
∙ Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Universidade de São Paulo (2009 - 2011);
∙ Graduação em Pedagogia com habilitação em Administração e Supervisão Escolar | Universidade Bandeirantes (2005 - 2006);
∙ Graduação em Ciências Biológicas | Universidade do Grande ABC (1999 - 2001). 

Profissão / experiência profissional 
∙ Professora de Educação Básica (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) e professora de apoio a projeto pedagógico tecnológico | Prefeitura de São Bernardo do Campo;
∙ Professora de Ciências da Natureza e Biologia (Educação Básica - Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) | Governo do Estado de São Paulo. 

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC 
Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação? 
Essa etapa foi fundamental como pesquisadora e, neste ano, concluí o meu doutorado.


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Dados | Dissertação 

Título
A utilização de recursos, procedimentos e espaços escolares nas aulas de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental 

Data da defesa
23 de agosto de 2017 

Nome da orientadora
Profa. Dra. Fernanda Franzolin 

Linha de pesquisa
Ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática 

Link para a dissertação 


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Questões | Pesquisa 

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu? 
A necessidade de pesquisas que forneçam dados empíricos, pois quando trazem esses dados,  geralmente estão apoiadas em dados regionais, não contemplando uma diversidade de contextos e sujeitos, procurando evitar vieses. O foco, geralmente, está associado às possibilidades de utilização de recursos, ou mesmo a um único recurso, como, por exemplo, o livro didático, não expandindo para a utilização de diferentes recursos, espaços ou procedimentos trabalhados no cotidiano das aulas. As pesquisas que apresentam dados empíricos regionais geralmente são destinadas ao ensino de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental. 

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
O objetivo desta pesquisa foi verificar a variedade e a frequência de utilização de recursos, procedimentos e espaços escolares pelos professores nas aulas de Ciências. Verificar, diante da disponibilidade, a frequência de utilização, a variação e a quantidade de recursos, procedimentos didáticos e espaços escolares utilizados pelos professores polivalentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino de Ciências Naturais, em diferentes escolas do país. Investigar sobre a participação dos professores no processo de escolha do livro didático – se o livro escolhido foi recebido, a opinião do professor sobre a qualidade do material e a utilização do livro didático nas aulas de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Foi uma pesquisa tipicamente qualitativa, levando em consideração o critério da máxima variação, envolvendo a seleção das escolas (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb) e diferentes estados brasileiros (variação regional), além da amostragem por conveniência.
Coleta de dados: questionário (professores: 8 questões de múltipla escolha; e coordenadores: 2 questões de múltipla escolha); cruzamento de informações; análise de dados: estatística descritiva – compilação de dados numéricos (índice, variância, desvio padrão e coeficiente de variação). 

Quais foram os desafios enfrentados?
O contato com escolas de outras regiões do país, o envio e o retorno dos questionários e o tempo curto para realizar a pesquisa, tabular e escrever a dissertação. 

Quais foram os principais resultados alcançados?
Os recursos e procedimentos didáticos declarados como os mais utilizados foram: giz, lousa e resolução de questionários e exercícios, seguidos de recursos impressos e audiovisuais – desenvolvimento de atividades como a leitura de diferentes textos, observação de figuras e imagens e uso de vídeos. Entre os espaços estavam a biblioteca e a sala de informática, com o uso das novas tecnologias ganhando espaço nas aulas de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A utilização de atividades práticas experimentais ainda era menos frequente entre os docentes pesquisados. A quantidade de recursos, procedimentos e espaços escolares relatados como utilizados pelos professores pesquisados variou entre alta e média variação; entretanto, declararam utilizar uns mais que outros. Quanto à frequência da variação, os professores declararam utilizar preponderantemente, várias vezes dentro do bimestre; todavia, notou-se que disseram não utilizar todos com a mesma frequência. 

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
A coleta de dados empíricos possibilitou uma maior e melhor análise da situação atual, propiciando intervenções. Sendo assim, compreender que recursos, estratégias e espaços os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental utilizam em sala de aula possibilita repensar investimentos financeiros, formação de professores e questões relacionadas ao planejamento dos professores.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas
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