Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas pós-graduadas > Estudo do comportamento de diferentes borrachas em testes de fadiga

Estudo do comportamento de diferentes borrachas em testes de fadiga

Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 15h00

anderson muniz calhabeuAnderson Muniz Calhabeu, egresso do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC, pesquisou, durante o mestrado, o comportamento da borracha natural e da borracha de estireno-butadieno no teste de fadiga De Mattia.

Segundo o pesquisador, a obtenção de critérios de fadiga para borrachas é um fator de importância para as indústrias automobilística e aeroespacial. De acordo com ele, no caso da indústria de pneumáticos, a maioria dos casos de falhas em produtos ocorre devido à fadiga. Nesse sentido, um de seus principais objetivos era o desenvolvimento de um método para avaliar a resistência de materiais elastoméricos à quebra por fadiga, causada pela propagação de trincas.

Dentre os principais resultados de seu trabalho, o egresso enfatiza que sua pesquisa demonstrou as limitações dos testes propostos, e sugeriu o uso de testes mais elaborados para melhor compreensão dos fenômenos estudados. Contribuiu, também, para ampliar e aprofundar a bibliografia referente ao tema, considerada escassa.

Além do Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC, Anderson concluiu a graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é consultor de negócios numa operadora de telecomunicações.

Dados | Egresso

Nome completo
Anderson Muniz Calhabeu

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC;
∙ Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo.

Profissão / experiência profissional
Atualmente, sou consultor de negócios na operadora de telecomunicações Algar Telecom.
∙ Responsável pela criação e coordenação da rede de inovação do Prometeon, que inclui universidades e outras empresas;
∙ Coordenação de simulação e modelagem matemática avançada de produtos e processos na indústria de pneumáticos.

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados.

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
A trajetória na pós-graduação da UFABC proporcionou aprofundamento em uma área de conhecimento que muito me interessava, e me apresentou o método científico, que me permitiu abordar as questões no trabalho de maneira muito consistente.

Dados | Dissertação

Título
Estudo do comportamento da borracha natural e da borracha de estireno-butadieno no teste de fadiga De Mattin

Data da defesa
4 de outubro de 2013

Nome do orientador
Prof. Dr. Carlos Henrique Scuracchio

Linha de pesquisa
Estudo, caracterização e simulação de fadiga e propagação de trincas em materiais elastoméricos.

Link para a dissertação

Questões | Pesquisa

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
O tema da pesquisa foi o estudo do comportamento e a simulação da propagação de trincas em materiais elastoméricos. Esse tema foi escolhido devido à necessidade que havia de desenvolvimento de trabalhos nessa área, e à escassez de bibliografia na área.

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Desenvolver um método para avaliar a resistência à quebra por fadiga de materiais elastoméricos, causada pela propagação de trincas.

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Como materiais, foram utilizados corpos de prova de fadiga De Mattia, conforme a metodologia ASTM 412. Os corpos de prova foram submetidos a testes de fadiga na máquina Monsanto De Mattia. As taxas de propagação de trincas, em função do número de ciclos, foram medidas e analisadas. Por fim, os testes foram simulados em elementos finitos para aprofundamento da análise dos resultados.

Quais foram os desafios enfrentados?
Existia pouca literatura nessa área de estudo, principalmente para o teste usado, para referência e interpretação dos resultados

Quais foram os principais resultados alcançados?
Os principais resultados alcançados mostraram as limitações dos testes propostos, e sugeriram o uso de testes mais elaborados para melhor compreensão dos fenômenos estudados.

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Em uma área com tão pouco material de referência e estudo, a contribuição do meu estudo foi conciliar, de forma breve, o universo da simulação matemática com o estudo da propagação de trincas e fadiga em borracha.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas