Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas pós-graduadas > Geração de energia eólica por máquina elétrica não convencional

Geração de energia eólica por máquina elétrica não convencional

Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 18h00

andre luiz de oliveiraAndré Luiz de Oliveira, egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFABC, pesquisou, durante o mestrado, acerca de um gerador de relutância variável aplicado em sistemas de geração eólica.

Um de seus principais objetivos era acionar uma máquina de relutância variável 12/8 e, a partir do seu melhor ponto de acionamento, integrá-la em um sistema de geração eólica de energia.

Segundo o egresso, um dos principais resultados de sua pesquisa foi demonstrar que há outras possibilidades de geração eólica de energia, distintas das convencionais, que costumam ser realizadas por máquinas elétricas com turbinas eólicas. Outra contribuição do trabalho, de acordo com o pesquisador, é difundir ainda mais a utilização de energia limpa.

Além de mestre em Engenharia Elétrica pela UFABC, André é doutor em Engenharia Elétrica pela USP. Graduou-se em Engenharia Civil, em Construção de Edifícios e em Engenharia Elétrica. Atualmente, é professor na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), e também atua como engenheiro eletricista e civil.

Dados | Egresso

Nome completo
André Luiz de Oliveira

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Doutorado em Ciências, Engenharia Elétrica, Sistemas de Potência | Escola Politécnica da USP (2019)
∙ Mestrado em Engenharia Elétrica | UFABC (2017)
∙ Engenharia Civil | UNICID (2013)
∙ Engenharia Elétrica | UNICID (2005)

Profissão / experiência profissional
∙ Professor de Engenharia na UNICID;
∙ Engenheiro eletricista e civil autônomo, para projetos residenciais, comerciais e industriais.

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Engenharia Elétrica.

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
Contribuiu para a minha ascensão no mundo acadêmico e para possibilitar o meu ingresso no Doutorado na Poli-USP.

Dados | Dissertação

Título
Estudo do gerador de relutância variável 12/8 conectado à rede elétrica aplicado em sistemas de geração eólica

Data da defesa
25 de janeiro de 2017

Nome do orientador
Prof. Dr. Alfeu Joãozinho Sguarezi Filho

Linhas de pesquisa
Energias renováveis, máquinas elétricas, eletrônica de potência e sistemas de potência.

Link para a dissertação

Questões | Pesquisa

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
O acionamento de uma máquina de relutância variável, para uso em geração de energia eólica.

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Realizar o acionamento da máquina de relutância variável; e utilizar o melhor ponto de acionamento da máquina para integrá-la em um sistema de geração eólica de energia.

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Foi utilizada uma máquina de relutância variável do laboratório de eletrônica da UFABC para coletar dados. A máquina e os demais circuitos foram modelados para a geração de energia eólica, através do MATLAB.

Quais foram os desafios enfrentados?
Aprender MATLAB e entender o perfeito funcionamento da máquina elétrica.

Quais foram os principais resultados alcançados?
A geração eólica de energia por meio de uma máquina elétrica não convencional.

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
A importância acadêmica está na utilização de uma máquina elétrica não convencional, provando-se que há outras possibilidades de geração eólica de energia, que não as feitas pelas máquinas elétricas que incorporam as turbinas eólicas atuais.
Socialmente, a pesquisa representa um avanço no sentido de difundir ainda mais a utilização de energia limpa. Para o universo científico, comprova-se a importância de se pesquisar fora dos padrões comerciais.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas