Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas pós-graduadas > Governo eletrônico no ABC Paulista: entre o otimismo da literatura e o pessimismo dos indicadores

Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 16h00

jarbas thaunahy santos de almeidaJarbas Thaunahy Santos de Almeida, egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Informação da UFABC, pesquisou, durante seu curso de mestrado, a utilização do governo eletrônico – também conhecido por “e-gov” ou “e-government” – no ABC Paulista.

Em seu trabalho, estudou a aplicação de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na gestão pública. Um de seus principais objetivos era analisar a percepção da adoção das TICs na melhoria da prestação de serviços aos cidadãos.

De acordo com o pesquisador, apesar da dificuldade de acesso aos dados das prefeituras da região, foi possível avaliar e propor boas práticas de governança eletrônica em sua dissertação. Uma de suas conclusões, no entanto, foi a observação de um descompasso entre a literatura referente ao tema, que costuma ser bastante otimista acerca de suas potencialidades, e os resultados efetivamente apontados nos indicadores pesquisados, que revelaram um baixo grau de desenvolvimento dos governos eletrônicos municipais.

Além do mestrado em Engenharia da Informação pela UFABC, Jarbas possui doutorado em Ciências Sociais (PUC), especialização em Docência do Ensino Superior (UFRJ), e graduação em Informática (FACEX) e em Matemática (UniFIEO). Atualmente, é diretor da Faculdade de Tecnologia de Mauá e professor da USCS, da Strong Business School e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Atua, também, como avaliador do MEC para cursos de graduação e como parecerista do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

Dados | Egresso

Nome completo
Jarbas Thaunahy Santos de Almeida

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Doutorado em Ciências Sociais (PUC/SP)
∙ Mestrado em Engenharia da Informação (UFABC)
∙ Especialização em Docência do Ensino Superior (UFRJ)
∙ Licenciatura Plena em Matemática (UniFIEO)
∙ Tecnologia em Informática (FACEX)

Profissão / experiência profissional

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Engenharia da Informação

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
Com a base em pesquisa sobre a utilização das TICs na gestão pública.

Dados | Dissertação

Título

Data da defesa
30 de março de 2010

Nome do orientador
Prof. Dr. Sidney Jard da Silva

Linha de pesquisa
Inteligência social

Link para a dissertação

Questões | Pesquisa

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
A aplicação das TICs na gestão pública.

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Analisar a percepção da adoção das TICs na melhoria da prestação de serviços ao cidadão.

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo.

Quais foram os desafios enfrentados?
A dificuldade de acesso aos dados das prefeituras da região do ABC Paulista.

Quais foram os principais resultados alcançados?
Boas práticas de governança eletrônica como objeto da dissertação.

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Contribuição social, dada a escassez de pesquisas regionais à época.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas