Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas pós-graduadas > Modelagem e avaliação de confiabilidade em redes óticas

Modelagem e avaliação de confiabilidade em redes óticas

Publicado: Sexta, 12 de Mai de 2023, 16h00

wallace rodrigues de santanaWallace Rodrigues de Santana, egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Informação da UFABC, pesquisou, durante o mestrado, a respeito da confiabilidade em redes óticas.

De acordo com o pesquisador, as redes de comunicação são baseadas, principalmente, em enlaces de fibra ótica – que, por sua vez, compõem a infraestrutura “invisível” que provê conexões para voz, dados e vídeo, cada vez mais utilizadas na atualidade.

Um de seus principais objetivos era apresentar uma metodologia para modelar e avaliar a confiabilidade em redes óticas. O intuito era construir um modelo que pudesse ser usado por provedores de serviços, de modo a adequar suas operações aos níveis estabelecidos com seus clientes.

Segundo o egresso, uma de suas conclusões foi que as redes óticas devem possuir caminhos redundantes para garantir sua disponibilidade, e que reduzir o valor do tempo de reparo contribui muito pouco para o aumento dessa disponibilidade.

Além do mestrado em Engenharia da Informação pela UFABC, Wallace cursou Especialização em Gestão Pública, Engenharia de Computação, Tecnologia em Informática e Tecnologia em Mecânica de Precisão.

Dados | Egresso

Nome completo
Wallace Rodrigues de Santana

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Mestrado em Engenharia da Informação | Universidade Federal do ABC (2010);
∙ Especialização em Gestão Pública | Universidade Federal de São Paulo (2019);
∙ Engenharia de Computação | Universidade Virtual do Estado de São Paulo (2022);
∙ Tecnologia em Informática com ênfase em Gestão de Negócios | Faculdade de Tecnologia de Mauá (2005);
∙ Tecnologia em Mecânica de Precisão | Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2001).

Profissão / experiência profissional
∙ Consultor técnico legislativo / Câmara Municipal de São Paulo;
∙ Professor universitário / Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Mestrado em Engenharia da Informação.

Dados | Dissertação

Estudo sobre modelagem e avaliação de confiabilidade em redes óticas

Data da defesa
10 de junho de 2010

Nome do orientador
Prof. Dr. Guiou Kobayashi

Linha de pesquisa
Redes de comunicação

Link para a dissertação

Questões | Pesquisa

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
A confiabilidade das redes óticas.

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Discutir e apresentar uma metodologia para modelar e avaliar a confiabilidade das redes óticas. Construir um modelo de confiabilidade que pudesse ser utilizado por provedores de serviços, de modo a adequar suas operações aos acordos de níveis de serviço estabelecidos com seus clientes.

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Pesquisa bibliográfica e estudo de caso da rede KyaTera.

Quais foram os desafios enfrentados?
Obter dados de taxas de falhas e reparos.

Quais foram os principais resultados alcançados?
Que as redes óticas devem possuir caminhos redundantes para garantir sua disponibilidade; e, também, que diminuir o valor do tempo de reparo contribui muito pouco no aumento da disponibilidade.

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Redes óticas são a infraestrutura “invisível” que provê conexões locais, regionais e internacionais para voz, dados e vídeo. Num mundo cada vez mais globalizado, as redes de comunicação desempenham um papel muito importante, pois por ela trafegam notícias, pedidos de compra e venda, transações bancárias, reservas de voos etc. Sua indisponibilidade, ainda que por pouco tempo, pode causar sérios transtornos, prejuízos e muitos inconvenientes.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas