Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas pós-graduadas > O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo olhar do egresso: trajetória e desdobramento da formação docente
Início do conteúdo da página

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo olhar do egresso: trajetória e desdobramento da formação docente

Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 10h00

gabriela gotlieb ribasGabriela Gotlieb Ribas, egressa do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC, pesquisou, durante seu curso de mestrado, a trajetória e o desdobramento da formação docente dos licenciados em Ciências Biológicas da UFABC.

Um de seus principais objetivos era conhecer os caminhos seguidos pelos egressos dessa licenciatura, desde a primeira turma de ingresso (2011) até a turma concluinte de 2018. Em sua pesquisa, observou aspectos como suais atuais colocações profissionais e a influência da formação inicial em suas carreiras, além de sucessos e desafios derivados de sua graduação interdisciplinar – em especial aos que trabalham como professores. Uma de suas constatações foi que mais da metade dos egressos entrevistados atua como docente na educação básica, dentre os quais mais da metade em escolas públicas.

Além do mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática, Gabriela concluiu dois cursos de graduação na UFABC – Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Licenciatura em Ciências Biológicas – e possui Certificação Internacional em Gestão de Projetos Sociais - PMD Pró (Project Management for Development) - APM Group. Atualmente trabalha como consultora pedagógica na Arco Educação, e como professora na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP.


... 
Dados | Egressa 

Nome completo 
Gabriela Gotlieb Ribas 

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (UFABC)
∙ Licenciatura em Ciências Biológicas (UFABC)
∙ Bacharelado em Ciência e Tecnologia (UFABC) 

Profissão / experiência profissional 
Professora de educação básica, educadora e consultora pedagógica. 

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC 
Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação? 
Amarrou tudo o que vim construindo na minha graduação na UFABC, pois me levou a olhar para a história da UFABC e a pensar sobre como saíram os seus professores de Biologia.


... 
Dados | Dissertação 

Título 
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo olhar do egresso: trajetória e desdobramento da formação docente 

Data da defesa
16 de novembro de 2020 

Nome da orientadora 
Profa. Dra. Adriana Pugliese Netto Lamas 

Linha de pesquisa 
Formação de professores 

Link para a dissertação 


... 
Questões | Pesquisa 

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu? 
Pesquisei sobre os caminhos que tomaram os egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a fim de entender quais questões nortearam a escolha e a colocação profissional de cada um deles, por curiosidade de entender como a UFABC contribuiu. 

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
O objetivo geral do estudo era conhecer os caminhos percorridos pelos egressos concluintes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFABC, desde a primeira turma de ingresso (2011) até a turma concluinte de 2018, destacando sua colocação profissional, seus desafios e sucessos decorrentes do currículo de formação inicial por eles cursado.
Os objetivos específicos eram:
∙ Comparar as mudanças nos projetos políticos do curso e as expectativas sobre os egressos;
∙ Identificar os alunos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFABC e quais são as suas colocações profissionais;
∙ Constatar de que modo a formação inicial influenciou a carreira profissional do egresso, estabelecendo os possíveis sucessos e desafios decorrentes das suas experiências na formação interdisciplinar, em especial aos que trabalham como docentes. 

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Foi realizada uma pesquisa inicial, via formulário, para entender quais eram as áreas para as quais esses egressos haviam seguido. Em seguida, foi realizada uma entrevista semiaberta com os egressos que estavam atuando como professores na educação básica. Os dados foram analisados de maneira descritiva para a primeira parte e, para a segunda, foram tratados e analisados pelo método da Análise de Conteúdo. 

Quais foram os desafios enfrentados?
Contatar os egressos e fazer um recorte para entender somente os caminhos que seguiram os professores. Houve a recomendação para o doutorado na qualificação. Precisei decidir entre usar todos os dados coletados e ir direto para o doutorado ou fazer um recorte para o mestrado. 

Quais foram os principais resultados alcançados?
Verificar que pouco mais da metade dos entrevistados estava na educação básica como professores; e, desses, metade atuava em escolas públicas. O perfil desses professores era sempre diferenciado por terem feito a graduação na UFABC, tendo uma visão desfragmentada da Ciência. 

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas. 
A UFABC é uma universidade extremamente nova e que já conquistou muitos reconhecimentos nacionais e internacionais em quesitos de produção acadêmica e ensino. Como grande referência em pesquisa, deve avaliar a situação dos seus egressos para que esteja sempre em busca de melhorias e correções acerca do ensino, considerando demandas dinâmicas como são as da escola. Quais ambientes profissionais têm sido ocupados pelos biólogos licenciados pela UFABC? Como os egressos do curso de Ciências Biológicas avaliam sua formação durante a graduação? Quantos são e onde se inseriram os egressos que atuam na docência? Quais diferenciais curriculares ou extracurriculares fizeram diferença nas escolhas e caminhos trilhados por esses egressos? Acredito que a importância é dar destaque para a formação de professores numa universidade pública e de qualidade, além de revisitar os resultados da formação nessa universidade.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas
Fim do conteúdo da página