Ir direto para menu de acessibilidade.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o ufabc.edu.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies.

Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Norma de uso de cookies nos Portais da UFABC.

ACEITAR
Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas pós-graduadas > O ensino de equações algébricas na educação básica estadual paulista
Início do conteúdo da página

O ensino de equações algébricas na educação básica estadual paulista

Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 10h37
daniel francelino da silva

Daniel Francelino da Silva, egresso do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional da UFABC, pesquisou, durante seu curso de pós-graduação, a abordagem da álgebra nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, a partir do Currículo Paulista da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Professor experiente, com mais de 17 anos de carreira na educação básica paulista, seu principal objetivo era compreender por que os alunos apresentavam tanta dificuldade no estudo das equações.

A partir de avaliações diagnósticas e novas propostas de intervenção, observou, dentre outros resultados, que o trabalho coletivo e a resolução de desafios em grupo colaboraram para o aprendizado discente.

... 
Dados | Egresso 

Nome completo 
Daniel Francelino da Silva 

Formação acadêmica (cursos e instituições) 
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) - UFABC
Especialização em Educação à Distância - UNIP
Licenciatura em Matemática - UNESP 

Profissão / experiência profissional 
Atualmente, trabalho como Analista Técnico Educacional na Fundação Bradesco e como Professor Adjunto de Matemática na UNIP. Trabalhei 15 anos como professor de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental pela Prefeitura de Barueri, e 17 anos como professor efetivo de Matemática no Ensino Médio no Estado de São Paulo. Também atuei na Equipe de Apoio Pedagógico de Barueri por 4 anos, produzindo material didático, avaliações e orientação aos professores. 

Como sua trajetória na pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação? 
A possibilidade de realizar um mestrado gratuito de qualidade, com bolsa mensal paga pela CAPES, permitiu um aprofundamento no conhecimento matemático e me forneceu a possibilidade de aplicá-lo aos alunos da rede pública, por meio da dissertação na área de álgebra aplicada ao ensino. Também permitiu que eu entrasse para a educação de nível superior, lecionando no curso de Licenciatura em Matemática, auxiliando na formação de novos professores.

... 
Dados | Dissertação 

Título
O ensino de equações algébricas na educação básica estadual paulista 

Data da defesa 
9 de dezembro de 2016 

Nome do(a) orientador(a) 
Prof. Dr. André Ricardo Oliveira da Fonseca 

Curso e programa de pós-graduação 
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)

Linha de pesquisa 
Álgebra aplicada à educação 

Link (site da Biblioteca da UFABC)
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106238 

... 
Questões | Pesquisa 

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu? 
A álgebra sempre foi um assunto de grande dificuldade de compreensão pelos alunos da educação básica, e a resolução de equações sempre foi algo que atraiu minha atenção. A mudança do pensamento concreto para o abstrato e suas implicações no ensino me levaram a analisar o material disponível para os alunos na rede estadual paulista, observando em quais anos eram estudadas e a forma como eram abordadas. Por fim, realizei um trabalho de pesquisa, analisando o que os alunos da terceira série do ensino médio sabiam sobre equações, e realizei um trabalho de intervenção com os dados obtidos. 

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)? 
Compreender como a álgebra era abordada no currículo paulista nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, e entender por que os alunos tinham tanta dificuldade no estudo das equações. 

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)? 
Iniciei o projeto realizando uma avaliação diagnóstica para analisar o que os alunos sabiam sobre equações (conhecimentos prévios) e, a partir dos resultados, propus situações didáticas como proposta de intervenção, com a aplicação de uma nova avaliação ao final do processo, para verificar se houve avanços após o processo de intervenção. 

Quais foram os desafios enfrentados? 
O ensino médio noturno da educação estadual traz grandes desafios. Evasão, falta de interesse e lacunas de aprendizagem dificultam o processo de ensino. Dificuldades com conceitos básicos e habilidades que já deveriam ter sido desenvolvidas em anos anteriores tiveram de ser retomadas para avançar para estudos de equações com grau superior a 2, tema da série trabalhada (terceira série do ensino médio). 

Quais foram os principais resultados alcançados?
Os alunos avançaram consideravelmente na compreensão das equações e suas finalidades, bem como retomaram a resolução de equações polinomiais de graus 1 e 2. Avançamos para a resolução de equações de grau superior a 2, com ênfase no teorema das raízes racionais e decomposição da equação em graus menores, encontrando uma de suas raízes. O trabalho coletivo e a resolução de desafios em grupo colaboraram para que avançassem em seu aprendizado. 

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas. 
O desenvolvimento do pensamento abstrato é um grande desafio aos estudantes de Matemática. Esse desenvolvimento é essencial para a compreensão de conhecimentos matemáticos e sua aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento, sendo parte de competências essenciais a serem desenvolvidas na educação do século XXI.

 

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas
Fim do conteúdo da página