Página inicial > Divulgação Científica > Pesquisas pós-graduadas > Otimização do processo de roteamento em redes ópticas

Otimização do processo de roteamento em redes ópticas

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 15h00

joel carlos farias de queirozJoel Carlos Farias de Queiroz, egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Informação, pesquisou, durante o doutorado, a respeito do processo de roteamento em redes ópticas.

Seu principal objetivo era desenvolver uma estratégia de roteamento em que seja possível obter, com duas rotas, o mesmo desempenho até então obtido com cinco rotas. Nesse sentido, sua tese apresenta novas heurísticas para ordenamento do conjunto de rotas de uma rede óptica, associadas a um ponderamento nos pesos dos enlaces.

O egresso evidencia a importância da temática, dada a crescente demanda por largura de banda, causada pela popularização da Internet e de serviços como transmissão de vídeo, jogos em rede e armazenamento na nuvem. Nesse contexto, explica que as redes ópticas elásticas são uma solução para a questão de prover espectro óptico para sustentar o esqueleto da Internet.

Dentre os principais resultados observados, enfatiza que sua pesquisa pode contribuir para um melhor aproveitamento das redes ópticas atualmente disponíveis, face à demanda do 5G e de outras tecnologias recentes.

Além de doutor, Joel é mestre em Engenharia da Informação pela UFABC e tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FATEC São Paulo. Atualmente, trabalha como professor universitário em duas instituições de ensino superior.

Dados | Egresso

Nome completo
Joel Carlos Farias de Queiroz

Formação acadêmica (cursos e instituições)
∙ Doutor em Engenharia da Informação pela UFABC;
∙ Mestre em Engenharia da Informação pela UFABC;
∙ Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FATEC São Paulo.

Profissão / experiência profissional
∙ Professor na FATEC São Caetano;
∙ Professor na Universidade Estácio;
∙ Professor na UNIFIEO;
∙ Desenvolvedor Web.

Programa de pós-graduação e curso (mestrado ou doutorado) concluído na UFABC
Doutorado em Engenharia da Informação

Como sua trajetória neste curso de pós-graduação na UFABC contribuiu para sua formação?
Agregou conhecimentos na área e me habilitou a participar de concursos e processos seletivos para a docência.

Dados | Tese

Título
Heurísticas de ordenamento ponderado aplicadas ao processo de roteamento em redes ópticas

Data da defesa
29 de abril de 2022

Nome do orientador
Prof. Dr. Luiz Henrique Bonani do Nascimento

Linha de pesquisa
Redes de comunicação

Link para a tese

Questões | Pesquisa

Qual o tema da sua pesquisa e por que o escolheu?
Redes ópticas. Minha pesquisa era parte de uma pesquisa em curso no LCOsF da UFABC.

Quais eram seus objetivos (gerais e específicos)?
Uma estratégia de roteamento em que se obtém, com duas rotas, o mesmo desempenho até então obtido com cinco rotas, em redes ópticas.

Como foi sua realização (materiais e métodos, metodologia, corpus etc.)?
Simulação. O LCOsF possui um simulador próprio, que me permitiu implementar a estratégia.

Quais foram os desafios enfrentados?
Escrever o código, parametrizar e, durante a pandemia, simular fora do laboratório.

Quais foram os principais resultados alcançados?

Descreva, resumidamente, a importância acadêmica e social de sua pesquisa, isto é, sua contribuição para o universo científico e o cotidiano das pessoas.
Melhor aproveitamento das redes ópticas atualmente acesas, face à demanda do 5G e outras tecnologias recentes.

Registrado em: Pesquisas pós-graduadas