Página inicial > Ensino > Docentes > Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes

Ivan Filipe de Almeida Lopes Fernandes

Área: Políticas Públicas, subárea: Administração Pública

Professor de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC. É Bacharel em Relações Internacionais (2007) e Mestre e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2010). Foi Pesquisador Visitante com Bolsa de Doutorado Sanduíche na Universidade de Illinois em Urbana Champaign (2012).

Tem experiência nas seguintes áreas de Ciência Política: tomada de decisão, política comercial, política burocrática, mudança institucional, voto econômico e a relação entre democracia e desigualdade social. Foi professor nas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU no curso de Bacharelado em Relações Internacionais.

Publicou o livro: "Burocracia e Política: a construção institucional da política comercial brasileira" (2011) e os artigos "Interesses Organizados na Política Comercial Brasileira: da Era CACEX às Negociações Internacionais" na Revista Acadêmica Leviathan Cadernos de Pesquisa Política (2011), "A construção institucional da política comercial brasileira: a Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) no governo Cardoso" na Revista de Sociologia e Política (2013) e "Flying in Clear Skies: Technical Arguments Influencing ANAC Regulations" na Brazilian Political Science Review (2014).

Lattes

Registrado em: Docentes