Página inicial > Ensino > Docentes > Ivan Roberto de Santana Casella

Ivan Roberto de Santana Casella

Área: Wireless; CDMA; OFDMA; MIMO; Codif. Espaço-Temporal; Codif. Turbo; Antenas Inteligentes.

Engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (EEUM) com Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), sendo parte do Doutorado realizada na Universidade de Toronto (UofT) no Canadá.

Trabalhou como Engenheiro nos Laboratórios de Desenvolvimento da Philips e como Pesquisador Científico nos Centros de Pesquisas da NEC (CPDIA) e da Telebrás (CPqD), onde participou no desenvolvimento de projetos de equipamentos de áudio e vídeo e de sistemas de comunicação CDMA.

Participou da Comissão de Estudo dos Limites e Métodos de Radiopertubação para Equipamentos para Tecnologia da Informação do Comitê Brasileiro de Eletricidade (COBEI).

Foi Coordenador do Grupo de Chaveamento de Radiofreqüência no Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da EPUSP no projeto do sistema brasileiro de TV digital (SBTVD).

Na área acadêmica, atuou como Coordenador dos Laboratórios Específicos do curso de Engenharia das Faculdades Associadas de São Paulo (FASP), onde foi Professor de diversas disciplinas dos cursos de Engenharia Elétrica e da Computação relacionadas à área de telecomunicações. Atuou também como Pesquisador Visitante e Assistente de Professor na Universidade de Toronto (UofT).

Obteve o Prêmio de Melhor Artigo da Região Americana no "XIV IEEE International Symposium on Personal, Indoor Radio Communications" (PIMRC02) e é Autor de 2 anexos do livro "Sistemas Telefônicos" do Prof. Paul Jean E. Jeszensky.

Principais Áreas de Interesse: Comunicações Digitais, Comunicações Móveis, Sistemas CDMA, Equalização Adaptativa, Processamento Espaço-Temporal e Codificação Turbo.

Lattes

Currículo Lattes