Página inicial > Ensino > Docentes > Pedro Alves da Silva Autreto

Pedro Alves da Silva Autreto

Área: Física da Matéria Condensada e Interdisciplinar

Formou-se em Física na Universidade Estadual de Bauru (Unesp). Concluiu seu mestrado em Física no Instituto de Física Gleb Wataghin na Unicamp em 2007 sob a orientação do Professor Douglas Galvao e cursou doutoramento na mesma universidade com financiamento FAPESP e um sanduíche financiado pela Eramus Mundus na Universidade de Cambridge na Inglaterra (sob orientação do co-criador do Siesta Emilio Artacho), com finalização em 2011. Sua tese de doutoramento estudou, por meio de simulações computacionais, desde cálculos ab inito até dinâmica molecular clássica, novas nanoestruturas como nanotubos, nanofios e grafeno. Teve diversos trabalhos publicados neste período com destaque aquele que formula uma nova estrutura baseada na fluoração o grafeno.Fez pós-doutoramento (2011-2013) financiado pela FAPESP na Universidade de Campinas (Unicamp), onde estudou a formação e as propriedades mecânicas e eletônicas de novas nanoestruturas. Em 2014 fez pós-doutoramento na Universidade de Rice em Houston, Estados Unidos, com forte colaboração com os resultados experimentais do grupo do Professor Ajayan. Destaca-se neste momento os trabalhos pioneiros no estudo de espumas formada por blocos construtores bidimensionais. Retornou ao Brasil em 2015 para continuação de seu pós-doutoramento na Unicamp com a intenção de implantação do estudo de estruturas 3D baseadas em nanoestruturas bidimensionais. Ingressou na UFABC em 2016 como pós-doc, sendo aprovado para uma vaga de professor visitante em abril de 2016. Foi Professor Visitante da UFABC entre 2016 e 2020. Atualmente é professor do quadro efetivo, publicou mais de 50 artigos em revistas científicas especializadas, sendo que seus artigos foram citados mais de 1200 vezes. É revisor científico de mais de uma dúzia destas revistas. Ministrou palestras convidadas em inúmeros eventos internacionais, bem como em diversas instituições de ensino e pesquisa.

Pedro Alves da Silva Autreto

Currículo Lattes