Silvio Ricardo Gomes Carneiro
Doutor em Filosofia (2014), Mestre em Filosofia (2008) e bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente, pesquiso o conceito de habilidades e competências e seu impacto sobre a formação subjetiva da comunidade escolar e sobre a formulação de políticas de educação, tendo como eixo principal os estudos críticos do neoliberalismo.
Também participo como pesquisador do projeto NEXOS: teoria crítica e pesquisa interdisciplinar, em parceria com a UFABC, UFMS e FAMED-SOBRAL, bem como do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da Universidade de São Paulo (LATESFIP/USP) e do grupo DORA (de teoria crítica e estética). Também sou membro do Coletivo Zagaia, cujas produções se voltam para a interface entre estética e política.
Minhas pesquisas seguem os seguintes eixos: a) estudos e pesquisa das obras de Herbert Marcuse e Michel Foucault; b) Gênese do conceito de habilidades e competências (sobretudo, nas obras de Jean Piaget, Lev Vigotsky, Philippe Perrenoud e Howard Gardner); c) As articulações entre psicanálise e educação; d) Gênese das políticas públicas de educação contemporânea e os impactos na prática docente (os Manifestos da Educação, o impacto da ditadura civil-militar no discurso pedagógico, as políticas educacionais de abertura democrática, a gestão neoliberal do conhecimento).
Atuo principalmente nos seguintes temas: educação, biopolítica, estética e teoria crítica.
Também participo como pesquisador do projeto NEXOS: teoria crítica e pesquisa interdisciplinar, em parceria com a UFABC, UFMS e FAMED-SOBRAL, bem como do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da Universidade de São Paulo (LATESFIP/USP) e do grupo DORA (de teoria crítica e estética). Também sou membro do Coletivo Zagaia, cujas produções se voltam para a interface entre estética e política.
Minhas pesquisas seguem os seguintes eixos: a) estudos e pesquisa das obras de Herbert Marcuse e Michel Foucault; b) Gênese do conceito de habilidades e competências (sobretudo, nas obras de Jean Piaget, Lev Vigotsky, Philippe Perrenoud e Howard Gardner); c) As articulações entre psicanálise e educação; d) Gênese das políticas públicas de educação contemporânea e os impactos na prática docente (os Manifestos da Educação, o impacto da ditadura civil-militar no discurso pedagógico, as políticas educacionais de abertura democrática, a gestão neoliberal do conhecimento).
Atuo principalmente nos seguintes temas: educação, biopolítica, estética e teoria crítica.
Contatos
- Centro: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)
- Sala: 220
- Telefone: 6247
- E-mail: silvio.carneiro@ufabc.edu.br
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