Página inicial > Notícias > 20 de novembro: Dia da Consciência Negra

20 de novembro: Dia da Consciência Negra

Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2023, 11h05

Prezada comunidade universitária,

Hoje, 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra. A data, dedicada à memória e presença do povo preto do Brasil, simboliza a força e a determinação demonstradas cotidianamente. É dia de repensar a história, sim, e ir além: reconhecer a representatividade e garantir dignidade, respeito e igualdade.

Como disse Marielle Franco, é fundamental reconhecer o racismo para que possamos ampliar a discussão e traçar novos caminhos. Sendo assim, escolhemos caminhar para longe da ignorância, e cada vez mais perto da justiça.

Nesta data tão importante, nós, da UFABC, prestamos nossa homenagem a todo o Movimento Negro, dentro e fora de nossa comunidade. Mais do que isso, conclamamos a todas e todos que assumam o papel de fortalecer as práticas antirracistas cotidianamente. Como Universidade pública brasileira, buscamos fortalecer nossas políticas de ações afirmativas, sendo uma porta aberta para inspirar novas jornadas, repletas de conhecimento, resistência e igualdade.

O passado não pode jamais ser esquecido. Deve ser lembrado, rememorado, lembrado novamente. Para que, no presente, se ouçam os passos e pulsos fortes de quem luta e caminha com coragem, a fim de que, desde agora, possamos partilhar de uma sociedade mais justa, plural e digna para todas as pessoas negras do nosso país.

Universidade Federal do ABC