Página inicial > Notícias > Dissertação de aluna da UFABC resulta em publicação

Dissertação de aluna da UFABC resulta em publicação

Publicado: Quinta, 18 de Novembro de 2010, 16h44
O artigo "Mapeando Redes Científicas com WebQualis", originado da dissertação da aluna Patrícia Dias dos Santos, orientada pela professora Margarethe Born Steinberger-Elias, foi publicado na Revista Brasileira de Pós-Graduação da CAPES, volume de comemoração dos dez anos do Portal de periódicos da CAPES. De 35 artigos submetidos à publicação, somente oito foram selecionados.

O artigo surgiu de uma dissertação defendida no Mestrado de Engenharia da Informação da UFABC. Com os resultados da pesquisa, a aluna Patrícia e sua orientadora, Margarethe, focaram em apenas algumas partes do trabalho. "A dissertação foi um trabalho extenso de três anos. Alguns pontos resultaram no artigo", conta Patrícia.

O trabalho faz parte de um estudo amplo sobre colaboração científica no sistema de universidades públicas brasileiras. O principal objetivo foi caracterizar a adoção de práticas interdisciplinares no universo das universidades federais brasileiras.

Para isso, o artigo toma como referência o período de 1997 a 2007, uma primeira seleção de 8.948 artigos científicos foi extraída para análise, todos eles indexados no sistema WebQualis criado pela Capes. Em seguida, foi selecionada uma amostra de 1.206 artigos, apontados nessas bases como inter ou multidisciplinares e escritos em coautoria por pesquisadores de outras instituições.

Usando indicadores bibliométricos e recursos da análise de redes sociais, foi possível detectar e visualizar redes de colaboração interdisciplinar e, com base nesse conjunto de artigos, foi feito um primeiro retrato das práticas de interdisciplinaridade no Brasil.

18/11/2010